CANDIDATURAS FAMILIARES

 


 

Aquilo que se passa em VRSA com a utilização das famílias na campanha eleitoral começa a roçar o ridículo, já que é algo que nunca se viu, pelo menos desde o tempo da candidatura de Manuel Maria Carrilho à CM de Lisboa. 

Do lado do candidato de Viana fica-se com a sensação de que aquilo é cada vez menos a candidatura de um partido socialista, laico e republicano, para ser uma coligação familiar entre os Setúbal e os Araújos, como as famílias de ambos a substituir os militantes partidários. Desde a prima de Viana que faz provocações no Facebook a coberto do apelido Palma, até à cunhada por afinidade que provoca candidato, de tudo vale. Já nem vale a pena falar da página anónima no Facebook que serve para difamar os adversários. 

Mas o mais divertido é a forma como o Luís Gomes e o moço de Viana usam as páginas pessoais para fazer política, ainda que com truques diferentes. O Luís transformou a sua página de artista numa página de artista político e os muitos fãs que se inscreveram seguidores e colocaram likes, por gostarem de o ver cantar no “Pobre Milionário” ou por apreciarem os dotes de dançarina da filha menor do moço de Viana, são agora admiradores políticos à força, papando nas suas coronologias com os testemunhos dos apoiantes do Luís que um dia fez tudo menos pagar o que fez. 

O Araújo, que parecia ser avesso ao Facebook, criou uma página pessoal, e aquele que raramente falava ou aparecia e a que todos devem tratar por senhor doutor, tornou-se na personagem mas popular da terra, com milhares de amigos e a dar os parabéns a quem conhece e a quem não conhece. Os mais íntimos dizem aos amigos que a página é um sucesso, que é um barómetro eleitoral. 

O problema é que estes candidatos a likes usam e abusam da imagem dos familiares. O LG carrega com a mãe ao colo enquanto o moço de Viana escolhe o Dia de Natal para anunciar netos. O LG mostra imagens da filha e sobre nos likes, enquanto moço de Viana coloca vídeos sucessivos da filha em poses mais ou menos sensuais. Aliás, o moço de Viana tem metido toda a família e só ainda não apareceu a Dona Ermelinda, cunhada por afinidade. Até o canito da cunhada tem sido vedeta. 

Um passa a imagem do pai e filho exemplar, o outro a do bom pai e bom cristão, que até tem a pele marcada pelo sol por apanhar tanta alfarroba do sogro. Pelo meio um copia a ideia dos testemunhos e até a família já testemunha, o outro copia a estratégia de comunicação de outros e foi buscar uma bandeada do PSD para mandatária. 

Enfim, um elimina o símbolo do PSD da sua campanha, o outro transforma o PS num partido familiar e desprovido de valores políticos, ao ponto de no Facebook do PS terem chegado ao ridículo de substituir o emblema do PS pela cara do moço de Viana. Ridículo demais para ser verdade.