O que mais impressiona neste caso de corrupção que envolve a ex-presidente da CM é o comportamento da classe política local, cada vez se percebe melhor que ou se calaram e optaram por assobiar para o ar, como se o assunto não lhes dissesse respeito, ou fizeram declarações e comunicados mais preocupados com a sua imagem do que com o futuro da antiga companheira.
É impressionante como nem um deputado municipal do PSD abriu a boca, como se nada tivessem que ver com a gestão do Município, como se o negócio que levou a ex-presidente a Évora não tivesse merecido a aprovação da Assembleia Municipal. Como é que se pode entender o silêncio de Carlos Barros, presidente da Assembleia Municipal?
O presidente da AM e, em particular, o seu presidente e os deputados municipais da maioria não podem assobiar para o ar, a alínea a) do n.º 2 do art.º 25.º da Lei n.º 75/2013, relativa ao estatuto jurídico das autarquias locais é claro:
«Acompanhar e fiscalizar a atividade da câmara municipal, dos serviços municipalizados, das empresas locais e de quaisquer outras entidades que integrem o perímetro da administração local, bem como apreciar a execução dos contratos de delegação de competências previstos na alínea k) do número anterior.»
A hipocrisia política não se fica pelos do poder, também os que se lembraram que eram oposição há um mês atrás andam agora a falar do tema, mas esquecem-se de que muito recentemente elogiaram a São cabrita. Ainda há muito pouco tempo o PS do Álvaro Araújo dizia em comunicado que “Além da história de ficção contada em formato virtual à comunicação social, Luís Gomes protagoniza também uma profunda ingratidão para com a sua sucessora, Conceição Cabrita, que passou quase 4 anos a tentar tapar uma parte dos buracos que ele abriu.”. Coitada da São, andou a “tapar buracos”…. era uma santa.
Aliás, quando a senhora foi presa e o LdF fez um post a abordar o assunto, a página suja de apoio a Álvaro Araújo, de que muitos dizem ser obra de um conhecido contabilista com sede nas saias dos Gomes, optou por mais um ataque ao LdF em defesa da São Cabrita. O ódio dos do Araújo leva-os a ler o que não se escreveu e às 14h30 ainda dizia que a presidente teria sido detida: “Conceição Cabrita, terá sido detida. Alguns incultos das nossas praças, e principalmente dos nossos largos, logo vieram tentar condenar a presidente.”
Agora já todos parece darem a entender que nunca apoiaram a São, que nunca vestiram camisolas “agora é São”, que nunca as convidaram para jantar em casa para que ela os convidasse para vice-presidente da autarquia e nunca disseram que ela era uma “santa” . Provavelmente a página anónima de apoio ao Araújo não colocou posts quase diários de apoio à São. Ainda vão dizer que não conhecem a Mão Amiga e que nunca foram colocados POCS em barda em ano de eleições, para ajudar a São a ser eleita.
Nunca se viu tanta hipocrisia, uns calam-se, o outro anda a fazer de conta que foi eleito na semana passada como independente nas listas do PS e até já meteu o cunhado do Setúbal em assessor (será para receber recados?), já ninguém se lembra da São e muito menos de serem seus amigos.
Com amigos destes a São ainda vai preferir os inimigo.