ANTES E DEPOIS



Apesar das muitas manifestações ao melhor estilo siciliano, a verdade é que haverá um antes e um depois na vida política do Município de Vila Real de Santo António. Agora sabem que em VRSA não há qualquer regime de extraterritorialidade judicial, onde a lei portuguesa não se aplica. 

Podem chorar baba e ranho pelos corredores do Município, mas a verdade é que agora sabem que os que os protegiam, os que adjudicavam “a torto e a direito” em total desrespeito e com desprezo pelas leis sabem que podem pagar pelos seus crimes. Acabou o ambiente de impunidade e a ideia de que os autarcas de VRSA tinham uma espécie de escudo protector. 

A impunidade era tanta que valia tudo e promoveram um regabofe financeiro que conduziu um Município à ruína total, com uma dívida que dificilmente conseguirá pagar, já que comprometeram muitas receitas futuras. O descaramento é tal que ao mesmo tempo que o PSD local era alvo de buscas generalizadas, o mesmo PSD local montava outdoors e cartazes, dando mostra de uma riqueza inexplicável. 

Agora ficaram a saber que há lei, que não são à prova de prisão e por mais que se desmultipliquem em posts no Facebook apostando numa  inocência que sabem perdida, criticando mesmo os que estão do lado da honestidade e da justiça, correm um sério risco de terem de responder perante a justiça. 

Há um antes e depois da detenção da São Cabrita, dantes VRSA era uma espécie de Sicília algarvia, agora ainda mudou pouco, mas os “capos” que se tornaram donos de um concelho sabem que não são à prova da lei que poderão ter de responder pelos seus abusos e crimes.