O NOVO Luís Gomes está aí, já usa as botinhas brancas do cantor apimbalhado, abandonou os penteados do DJ e adotou uma nova posa, agora cruza os braços e olha para o horizonte com ar de Infante . Henrique, a lembrar a estátua do padrão dos descobrimentos. Agora é o homem que deixou uma imensa obra, o visionário eu enriqueceu o património da CM e que volta para dar mais uma década de riqueza ao concelho.
E como prova da sua grandeza, talvez com receio de que em Cacela seja atirado para o Carro Vassoura, escolheu a Ria Formosa para relançar a sua imagem. A ideia até era boa, foi ali que o visionário, gastou muitas centenas de milhares de euro para ser o autarca que trazia o jet set do país para o concelho. Até podia ter convidado a astróloga Maia para lhe ler a sina, talvez a Maia tenha um baralho de Tarot com cartas viciadas, capazes de lhe augurar o brilhante futuro.
Mas não, um bar onde o jet set emborcou gins tónicos à nossa custa era pouco, o homem quer ter dimensão mundial, fez questão de sugerir aos “pacóvios” da terra que era a ele que se deve a inclusão da Praia da Fábrica no grupo das quinze melhores do mundo. A escolha nada tem que ver com as condições naturais, com a beleza da Ria Formosa, com as condições ambientais, com o isolamento da praia ou com a envolvente, onde se situa uma das mais bonitas aldeias do Algarve.
Não, a inclusão de Cacela Velha na lista das melhores praias deve-se a um par de metros quadrados e a um muro , a que chama pomposamente requalificação. A escolha deve-se a este contributo miserável, que envergonharia a maioria das praias do nosso país. Este é um bom exemplo da sua obra, ele que diga quanto gastou a CM na “requalificação” da Praia da Fábrica (no pressuposto de que foi a CM a suportar toda a despesa) e quanto esturrou com a sua amiga Maia em Manta Rota. Até podia pegar numa bicicleta e dar uma volta com o seu candidato à JF de VNC, para nos mostrar a imensa obra que deixou naquela freguesia.