ELA ATÉ SOUBE GANHAR AS ELEIÇÕES...



Foi desta forma que a presidente da autarquia se dirigiu à oposição “eu soube ganhar as eleições!”. Convenhamos que não é a fórmula mais inteligente de o fazer, passa a ideia de que a vontade dos eleitores pode ser condicionada pelos métodos usados na campanha eleitoral.  Os que sabem portar-se em política preferem dizer que foram escolhidos pelas suas ideias, pela sua competência, pela sua honestidade ou por outras qualidades apreciadas em democracia.

Mas já que a presidente da autarquia “soube ganhar as eleições” talvez mereça a pena tentar perceber como é que alguém como a autarca ganhou as eleições.  Antes de mais e porque é o que muitos estão pensando, será que foi mesmo a São Cabrita que ganhou as eleições? Neste momento o Luís Gomes deverá estar fazendo um sorriso amarelo já que toda a campanha da São Cabrita foi assente na palavra de ordem “agora é São” e todos os cartazes faziam a colagem da candidata ao antecessor.



Quem também poderá gabar-se da vitória e recebeu alguns parabéns por isso foi um tal Jorge Lemos Peixoto, o homem que em muitas imagens parece ser um pastor conduzindo o rebanho nas arruadas. A sua equipa de pessoal brasileiro cuja presença na terra era já habitual. Deslocar alguém como o Peixoto durante uma campanha eleitoral para VRSA custa muito dinheiro.


Aliás, a campanha da "Agora é São" custou mesmo muito dinheiro, dir-se-ia que a São nadou em dinheiro, algo qe deverá ter saudades, já que na autarquia parece estar a nadar em seco e mesmo quando tem dinheiro para gastar é o que se tem visto, 500 mil para o Morais Sarmento outros tantos parta arrasar a marginal de Monte Gordo e agora raspa o fundo ao tacho...

Mas vejamos quanto é que~custou a campanha do PSD, nop pressuposto de que as contas oficiais refletem toda a verdade, algo de que duvidamos em relação às campanhas de muitos partidos e em muitos concelhos.






A São gastou tanto como os outros partidos gastam em mais de duas campanhas eleitorais das autárquicas!, um total de 92..497! Só para se ter uma ideia, o PSD de Tavira gastou 30.000€, isto num concelho com mais habitantes, freguesias e área geográfica do que o nosso, o triplo do que o mesmo partido gastou em VRSA! Poderíamos referir outras cidades, como Santarém onde gastou 19.232,5€. Curiosamente, precisamos de ir a Boticas, terra natal do famoso deputado Botico-vila-realense Carlos Barros para encontrar o PSD de um pequeno concelho a gastar tanto como se gastou em VRSA, aliás, gastaram mais uns trocos, chegando aos 98.758,9€. Coincidências levadas da breca.

Mesmo de todas as pressões, da mobilização dos comerciantes da marginal de Monte Gordo e do centro comercial a céu aberto do Apeadeiro, dos envelopes, da Mão Amiga, das latas de atum e de muitas outras coisas de que não vale a pena falar a vitória acabou de ser magra. Piro ainda, por aquilo que temos visto e depois dos relatórios do FAM e da IGF corre um sério risco de acabar por ser uma vitória de Pirro.