QUE GRANDE MARCA/CONCEITO CRIARAM PARA MONTE GORDO!



António Nascimento, dono da Tempestade Cerebral e suposto criador
da marca/conceito Monte Gordo a troco de muitos milhares de euros e de que tanto nos orgulhamos


Em 2017, ano de eleições, o Luís Gomes e a São Cabrita não olharam a custos e gastaram muito dinheiro para tirarem o maior proveito possível das obras do regime, o passadiço e a marginal. Mesmo sabendo que a autarquia estava falida e que o desrespeito do acordado com o FAM poderia constituir um grave ilícito financeiro, ainda mais grave do que o desrespeito do PAEL.

O mais grave é que tiveram de gastar dinheiro que fazia parte dos balões de oxigénio dados pelo FAM, agravando ainda mais a situação financeira da autarquia. Contrataram a já referida Tempestade Cerebral e a imã gémea ou subsidiária Twin Pixel e deram-lhes nada menos do que 78.105€ [IVA incluído], 31.980€ para a “Criação de uma marca/conceito para Monte Gordo, no âmbito da requalificação da Marginal de Monte Gordo” e 46.125€ para “criação de conteúdos digitais no âmbito da promoção de Monte Gordo”.

Temos ideia de ter visto um ou dois vídeos com qualidade ao nível de um vídeo andador, usados para propaganda local no Facebook da presidente da autarquia e pouco mais. Sobre a tal marca/conceito para Monte Gordo só merece uma gargalhada, mas convenhamos que pagar 31.980€ por uma gargalhada é um bocadinho exagerado, até porque a equipa formada por Luís Gomes e São cabrita têm-no dado tantas oportunidades para rir à gargalhada que já ninguém paga nada pelo humor autárquico da terra.

Na bazófia adotada pela autarquia depois de pagar muitas dezenas de milhares de euros a testes "especialistas" do marketing sem se perceber para quê, levou esta gente a ir mais longe do que uma simples marca, Monte Gordo não era apenas mais uma grande marca do turismo do Algarve, era também um conceito, isto é, uma nova abordagem, algo de novo. Depois da Praia da Rocha, de Albufeira, da Quinta do Lago e de outras zonas e grandes empreendimentos, eis que o Luís Gomes e a São depois de terem raspado o fundo ao tacho das contas da autarquia tiravam algo de grandioso de dentro do chapéus, em vésperas de eleições, graças à grandiosidade destes políticos nasceu em Monte Gordo uma nova marca do turismo nacional e internacional, mas mais do que isso, um novo conceito!

Vejamos com imagens ilustrativas no que resulta esta marca/conceito que pagaram a peso de outro ao senhor da Tempestade Cerebral/Twin Pixel, o senhor cuja equipa reapareceu em plena campanha eleitoral.


A imagem de marca/conceito

O vídeo de propaganda, onde já aparece a São cabrita, mostra uma nova marginal, com jardins lindos e edifícios modernos. Este mono da imagem é o que restou, um monumento à incompetência, um mamarracho que mais parece um WC ao avesso. Investiram 500 mil euros que não tinham, deixaram o concelho sem um tostão e agora nem assumem que vão ter de demolir, porque tudo aponta para se tratarem de construções que não respeitam as normas, ou seja, construções ilegais. Se assim é, é mau demais para ser verdade, um concelho arruinado pede emprestado ao FAM para lançar construções ilegais e agora nada se explica. Não é só um novo conceito do marketing turístico, é um novo conceito em política, arruina-se fazem-se asneiras e nada se assume.


A preocupação ambiental que justificou o passadiço

Era gente com grandes preocupações ambientais, era preciso devolver as dunas à marginal de Monte Gordo, era a única praia onde nada tinha sido feito. Mas se formos à zona poente de Monte Gordo damos com este espectáculo miserável, dunas destruídas, construções, hortas e entulho. É este o novo conceito de respeito pelas dunas que justificaram a construção do passadiço?



O centro comercial a céu aberto

Depois do novo conceito de hotel a céu aberto iniciado em VRSA com o Grand House, parece que a grande aposta da nova marca/conceito da marginal de Monte Gordo é o de centro comercial a céu aberto. A Rua de Santo António, o luxo da Quinta do Lago, as lojas de luxo do Barlavento que se cuidem, a atividade comercial fervilha com os comerciantes preferidos da São Cabrita que não para de crescer no concelho e que tomaram posse do calçadão de Monte Gordo. Um novo conceito de comércio nasceu à sombra da marca/conceito Monte Gordo!



Passado um ano desde a inauguração muitos dos acessos ao passadiço ainda exibem os tijolos, algo que a Tempestade Cerebral/Twin Pixel se esqueceu de documentar nos vídeos. Uma vergonha que diz muito sobre a consistência dos projetos conduzidos por esta gente.



Esta é a imagem da nova Monte Gordo, a imagem da marca/conceito pela qual se pagaram muitas dezenas de milhares de euros!