A FESTA


 

 

De acordo com a DGS no passado domingo registou-se um aumento de 46 doentes de covid-19 internados e 5 em unidades de cuidados intensivos. Se considerarmos que as enfermarias têm seis camas e as unidades de cuidados intensivos 5 (considero números do hospital de Faro) isto significa que os SNS viu meia UCI ocupada e cerca de 7 enfermarias, tudo isto num só dia. 

É óbvio que o SNS tem capacidade para muito mais, mas essa capacidade é conseguida reduzindo a capacidade de resposta para os problemas de saúde que já ocorreriam em condições normais, uma capacidade de resposta que sabemos que era deficitária. Em distritos como o Algarve, onde a situação no verão sempre foi de rutura, é óbvio que a ocupação das UCI com doentes covid-19 vai obrigar a transferir doentes para outros hospitais. 

É neste contexto que devemos avaliar a situação da pandemia no país, é verdade que a percentagem de infetados com o coronavírus SARS-CoV-2 que são internados é cada vez maior, mas ainda é razoavelmente grande. Compreende-se que as pessoas estejam cansadas das medidas que restringem a sua liberdade e que alguns comerciantes desesperem. Mas se isso é aceitável e compreensível, é também importante que cada pessoa tenha o cuidado de não contribuir para a multiplicação dos contágios. 

E se dificilmente aceitamos o comportamento de muitas pessoas, não podemos deixar de considerar inaceitável que seja um candidato autárquico a dar um mau exemplo, para ajudar um camarada comerciante e muito provavelmente a passar uma mensagem subliminar de que com ele os jovens seriam livres e os comerciantes felizes. 

Infelizmente é uma mensagem errada e mesmo que o Luís que tudo fez e faz assegure que é tudo feito com a devida distância, assegure que se respeitariam todas as normas, a verdade é que isso não sucedeu, todos vimos um vídeo que circulou na Net e que rapidamente foi apagado, onde toda a geste se divertia sem distanciamento e sem máscara. 

Mesmo que o Luís que tudo fez e tudo faz diga que não estava ali na qualidade de político, mas de cantador que se está borrifando para a pandemia, a verdade é que publicitou o evento na página da sua candidatura, pelo que se pode entender que esse jantar apresentado como negócio do Pires, era uma espécie de ação de campanha do Luís. 

Ainda bem que nem todo o PSD é irresponsável, não vemos nada disto em nenhum concelho algarvio e aqui perto, em Alcoutim, o PSD local suspendeu a sua campanha para colaborar no combate à pandemia. Enfim, gente responsável e feliz consigo próprio comportam-se desta forma. 

Como diria o Luís que tudo fez e tudo faz “Resto de um bom dia e sejam felizes e rezemos pelos que não conseguem ser” e pelos que conseguem ser felizes com uma elevada dose de irresponsabilidade. 

PS: Agora que a São já não é presidente e até o cunhado do Setúbal é assessor do presidente, será que o moço de Viana se vai lembrar de propor que toda a população seja testada? Era uma boa ideia e com sorte até aparecia na TV.