MENTIRAS E PATETICES


Gerir uma Câmara Municipal arruinada é um desafio. Uma dívida imensa para pagar, incapacidade de recurso a fundos europeus ou nacionais que exijam comparticipação do Município, ausência de património vendável, falta de recursos humanos, o quadro de gestão da CM é muito exigente. 

Além disso, a CM de Vila Real de Santo António está sob intervenção do FAM e o futuro presidente da CM será um subordinado do presidente da comissão executiva do FAM. Toda a gente sabe que o contabilista de Borba mandava mais do que a São Cabrita, uma presidente a que o FAM retirou o poder, obrigando-a a designar uma interlocutora. 

Portanto, cano o Luís Gomes promete mundos e fundos aos seus devotos menos letrados está a mentir. Quando o candidato Araújo vai à "TV Viana" do seu amigo Eusébio para garantir que vai construir bairros sociais em barda está a mentir. É evidente que não é proibido mentir em campanhas não é crime, pode ser execrável e sinal de pouca vergonha, mas não é crime. Como é que o homem vai construir bairros se não tem dinheiro para um tijolo? E em que terrenos os vai construir, será que vai arma-se em holandês e conquistar terrenos ao Guadiana? 

Como é que alguém sugere, como fazem o Luís Gomes e o Araújo que vão reverter a situação do prédio da Rua de Angola quando sabem que uma parte está à venda. Como é que o Araújo diz ao seu Eusébio, que em tempos o recebeu no prédio como representante dos inquilinos, que a propriedade do terreno é da CM, quando ambos sabem que isso inviabilizaria a sua venda em regime de propriedade horizontal? 

Para mentir basta ser mentiroso e ter alguma criatividade e muita pouca vergonha, mas o desespero destes dois candidatos é tanto, que o fazem de forma compulsiva e até patética. O que dizer de um candidato a presidente que acha que algumas vagas no lar de Balurcos justifica uma rede de autocarros elétricos para levar vila-realenses a trabalhar em Balurcos? Então a CM está em risco de não ter autocarros para os nossos estudantes, mandam os jovens pedir autocarros em Castro Marim e este rapazola vai ter dinheiro para uma rede de carros elétricos para levar trabalhadores para os Balurcos? 

Enfim, parece que alguns candidatos estão confundindo a nossa terra com o pátio do Júlio de Matos.