Aos candidatos abonados que têm dinheiro para nos encher o concelho com as suas fotos, um com ar de cantador do Muxama e o outro com uma cara com uma pele que parece um rabo de um bebé Chico, também tentam passar a mensagem de que são gente influente e poderosa, só porque são candidatos dos chamados partidos do arco do poder, isto é, tentam enganar parolos passando a ideia de que estão cheios de cunhas. A verdade é que a cunha do Luís é ele próprio e a do mocinho de Viana é o poderoso Rui Setúbal, um rapaz que até parece que tem medo de aparecer nas fotos.
O Luís apresenta-se como um homem cheio de títulos académicos que não hesita em sugerir na rádio Mendes que vai ajudar a recuperar a influência do concelho. Isto é, durante mais de uma década não influenciou nada e acabou com uma corda no pescoço do concelho, asfixiado por dívidas, enquanto meteu no poder uma São que como se sabe, acabou da forma triste que acabou. Isto é o mesmo PSD que arruinou o concelho e o difamou com um caso de corrupção, diz-se agora muito influente, quando nem sequer está no governo!
Por sua vez, o moço de Viana não perde uma oportunidade para se fazer fotografar ao lado de governantes, olhando para as câmaras com aquele ar apatetado com que as crianças olham quando ouvem dizer-lhes “olha pó passarinho”. A mensagem subliminar é óbvias, “estão a ver como sou uma pessoa importante’”, Pois, mas por este andar teremos de promover a autarca o campeão dos “emplastros”, o rapaz do Porto que aparece ao lado de toda a gente.
Se o rapaz bronzeado diz que fez tanta coisa que até achamos que podia ir descansar, já que fez tudo e mais alguma coisa, o mocinho de Viana tem mais graça, concorrendo com o Luís que tudo fez afirma-se como o Álvaro que tudo fará. O problema é que não há dinheiro e quando o Mendes lhe perguntava pela guita para as suas grandiosas obras, a resposta era sempre a mesma, teremos de nos sentar com o Governo.
Isto é, a CM não tem um tostão, mas mesmo assim o moço de Viana promete todos os disparates, graças à grandiosidade das suas ideias vamos ter bairros sociais para toda a gente, ao fim da tarde vamos ver o Queen Elizabeth passar no Guadiana, metade dos desempregados de VRSA irão de autocarros elétricos trabalhar para os Balurcos e para as grandes empresas de Alcoutim. E de onde vem todo o dinheiro? O Araújo arranja, ele vai sentar-se com o Governo.
Isto é, para o Luís a bazuca vai resolver-nos todos os problemas, porque ele sabe como vai conseguir muito dinheiro, mesmo sem ter um tostão para as comparticipação. O Araújo tem muito mais do que uma bazuca, graças à sua capacidade única, entre quase 400 municípios, o homem consegue forçar todo o governo a sentar-se com ele, como se fosse uma espécie de Trump do Baixo Guadiana (ou de Trampa de Viana), tem a bomba atómica, o botão com que faz sentar os governantes cheios de sacos de dinheiro.
Enfim, estes candidatos acham que por serem do PSD e do PS e porque alguém os encheu de dinheiro para esbanjarem em outdoors nos podem promover a parolos idiotas.