Quando o Rui Setúbal nos tentava impingir o apoio a Álvaro Araújo não invocou qualquer argumento que se prendesse com a competência, o projeto autárquico ou as qualidades da personagem, o grande argumento era que o moço de Viana distribuía muitos subsídios e por isso era o candidato ideal para enfrentar uma São e um Luís que também distribuíam muitos subsídios. Isto é à podridão humana opunha-se a mesma podridão.
Hoje percebemos que o moço de Viana tinha uma outra qualidade para o Rui Setúbal, a de poder ser o trampolim para ele e a filha irem buscar quase 4.000€ líquidos à CM, se a manjedoura autárquica mudasse do Luís para o Setúbal. Percebemos também que o mesmo Rui Setúbal não nos contou sobre o papel do moço de Viana na Mão Amiga, dos seus passeios com o Luís Gomes em dias de campanha do PS ou do seu papel na transformação de VRSA na Poclândia.
O que difere o Luís que tudo fez do moço de Viana que promete tudo fazer? Nada para além da cor do cabelo, para além de o Luís ser mais inteligente do que o moço de Viana.
O promotor do moço de Viana queixava-se de o Luís oferecer empregos a famílias inteiras, agora sabemos que à candidatura do moço de Viana só falta conseguir um testemunho da Lutgarda a troco de uma assessoria camarária. O promotor do moço de Viana dizia que o Cabritão tinha muitos perfis falsos, agora vemos a candidatura do moço de Viana apoiar-se e apoiar a página de Facebook mais suja na história desta rede em VRSA.
O Luís promete recuperar o edifício da Rua de Angola, o moço de Viana assegura que vai encher o concelho de bairros sociais. O Luís convida funcionários para a lista a troco de carreiras brilhantes, a candidatura do moço de Viana faz o mesmo. O Luís promete um impulso na economia, o moço de Viana já vê paquetes encostados à Muralha e autocarros elétricos a transportar vila-realenses para trabalharem em Alcoutim.
O moço de Viana promove o culta da personalidade e nem usa o
logo do PSD, o moço de Viana enche-nos o concelho com a sua foto com a pele de
rabinho de bebé e em vez de projeto autárquico do PS fala em projeto do Araújo.