POBRE MILIONÁRIO



O cantor Luís Gomes decidiu brindar-nos com a produção local do videoclip daquele que certamente será o seu próximo grande sucesso. Depois de improvisar uma cantilena em que nos prometia que ia conseguir, sabe Deus ou talvez a São o que é que essa alma vai conseguir, decidiu escolher Monte Gordo para produzir o seu videoclip.

Para promover aquilo que parece ser uma espécie de comício da sua pré-campanha para despachar a sua sucessora, o cantor apelou â população através do facebook para estar presente,, anunciando o acontecimento de véspera. Para isso escolheu uma fotografia tirada em Castro Marim e aí começam as dúvidas. Para paisagem de fundo o artista escolheu nada mais, nada menos do que o cemitério de Castro Marim. Como aquilo não é propriamente uma passagem do tipo de Miami, mais ao género do seu sotaque dos cubanos daquela cidade, o que terá querido dizer?

Imaginamos que a São tenha aproveitado a procissão do atum para pedir proteção â Nossa Senhora das Angustias não vá o homem que lhe terá deixado uma herança envenenada ter escolhido o cemitério como mensagem subliminar. Também há quem pense que depois de ter enterrado Vila Real de Santo António o cantor esteja a sugerir o estado em que vai ficar Castro Marim daqui a uns anos. É pena que o novo hotel de Castro Marim ainda não esteja construído pois daria uma bela imagem de fundo.

Mas se a imagem do cemitério já dá que pensar, o que dizer do nome escolhido para o álbum? O nome da musiquinha é “pobre milionário”, o que cai no autor às mil maravilhas. São poucos os milionários sem ter onde cair mortos que tenham gasto tanto dinheiro em Portugal. Chegar a uma autarquia com uma mão atrás e outra â frente e ao fim de doze anos gastar cerca de 500 milhões (200 de dívida mais as receitas de 12 anos) de euros num dos mais pequenos concelhos do país não é obra para qualquer um.

Compreende-se a sensação de quem em pobre e durante a maior arte da vida adulta gastou como os grandes milionário, por mais que se tenha é impossível deixar de se sentir pobre. O contraste é de tal forma que até se sentirá ainda mais pobre do que o concelho que arruinou e agora vem embalar com cantilenas pimba e a dar para o piroso.