VANTAGENS COMPARATIVAS



Pelo discurso oficial das personagens que lideram a autarquia ou, pelo menos daqueles que parece saberem falar, já que na equipa um nunca está, outro parece dado a dizer disparates e a outra dá ares de parecer muda, os empresários são atraídos a investir no concelho em função de ajudas concedidas pelo município. O exemplo mais emblemático deste modelo de apoio aos investidores é aquele que parece ser o modelo do regime, o Hotel Guadiana.

É natural que se oferecermos um hotel mais um edifício da antiga Alfândega e ainda um bar na praia, como se fosse uma oferta dos velhos caga milhões da Feira da Praia, não faltarão capitalistas, como um tal Luís Sequeira que tem uma empresa com 10.000, a oferecerem-se para virem para o concelho. Só que este modelo tem um pequeno problema, é ridículo que sejam os mesmos que levaram a autarquia à falência, ao ponto de deixar de ter dinheiro para mandar um foguete na passagem do ano, defendam tal solução.

Este modelo de atração de investidores não só está falido no município mais pobre do país como é limitado e questionável. As regiões, países ou município competem para atrair os melhores empresários e os melhores investimentos, isto é, os investidores mais competentes e os investimentos que produzem maior valor acrescentado, pagando melhores salários e empregado quadros mais qualificados.

Acontece que os nossos autarcas nunca tiveram esta visão e o trio maravilha formado pelo Luís Gomes, o Carlos Barros e a São Cabrita, mais algumas personagens menores e imbecis que os rodeiam foram totalmente incompetentes. O concelho não apresenta vantagens competitivas, sendo incapaz de atrair investimento e nos últimos 13 anos nada foi feito nesse sentido. Gastou-se muito dinheiro, produziu-se bazófia com fartura, mas o concelho ficou para trás.

VRSA precisa de uma equipa autárquica que deixe de equacionar e decidir tudo em função da propaganda, da bazófia e da manipulação dos votos. Não é assim que se consegue atrair investidores e sem empresas competitivas e produzindo bens e serviços com elevado valor acrescentado o concelho ficará cada vez mais pobre, sendo incapaz de sair do ciclo vicioso de decadência em que gente irresponsável e incompetente o meteu.