UMA AUTARCA QUE ESTÁ DE PARABÉNS




Não partilhamos as críticas à plana que para a posterioridade informa os transeuntes de que foi a São que inaugurou o Grand House, o primeiro hotel de cinco estrelas da terra. Até achamos que poderiam ter comprado uma dúzia de placas, não só ficariam mais baratas, como o que não falta em VRSA é obra da nossa São. Só um pequeno reparo, na placa deveria contar que o hotel é uma herança deixada pelo Luís à São.

Por exemplo, as pinturas no melhor estilo do neorrealismo orçamental da escola do guarda-livros de Borba, que com grande originalidade estão sendo colocadas no chão da Rua Teófilo Braga, enquanto não são transferidas para o museu de arte moderna do Berardo, devia merecer uma inauguração com a competente placa atribuindo o desenho à nossa autarca.

Gostámos do vídeo ainda que os tremeliques na imagem revel que a autarquia já não tem dinheiro para um tripé ou que o operador está com um problema de Parkinson, apreciámos o cuidado da presidente que teve o cuidado de escrever um discurso e que numa manifestação de grande simplicidade, que lhe fica muito bem, não foi além de banalidades, até porque com os seus vereadores presentes tinha de se fazer entender.

Ao que nos dizem o hotel tem estado cheio ou quase cheio, sendo fácil de imaginar que quando ocorrerem grandes acontecimentos como o próximo capítulo ayamontino da confraria do atum rabilho (Thunnus thynnus), ainda que às vezes fiquemos com a impressão de que os espécimes cozinhados sejam da variedade Thunnus obesus. A intensa atividade cultural, que vai desde as cantorias junto à avenida à declamações poéticas farão muitos deslocar-se a este cantinho, de onde poderão partir em busca dos calamares do outro lado do Guadiana.

Torcemos para que o hotel tenha um grande sucesso e que contribua para os cofres da depauperada autarquia com a mesma fartura de recursos com que a empresa de estacionamento tem contribuído. Dizem-nos que os trabalhadores d hotel estão felizes por terem mudado de patrão, uma garantia de que o investimento da SGU vai ter retorno.

Estamos certos de que foi uma grande aposta, um concurso transparente que encontrou um grande investidor do turismo, uma solução de negócio imobiliário sem problemas, um hotel rentável e com grande procura, servido por uma praia do concelho exemplarmente estruturada, aberto pontualmente com quase um ano de atraso e pronto para que nem tão cedo voltemos a ver o edifício fechado.