POBREZA DE ENTRUDO



Vila Real de Santo António tem tradições de carnaval com muitas dezenas de anos!

Pelo que se sabe através dos jornais, os divertimentos de Carnaval no concelho de Vila Real de Santo António, entre os dias 1 e 9 de Março deste ano, resumem-se a “ bailes, concursos de máscaras e iniciativas dirigidas aos mais novos. Os festejos começam no dia 1 de Março com o habitual desfile infantil ”.

A verdade é que sucessivas gerações de Vila-Realenses, as suas associações desportivas e culturais, mobilizaram-se para organizar e participar na concepção e preparação de um carnaval que tanto nos orgulhava e que atraía milhares de pessoas de todos os pontos da região e do país.

O carnaval do concelho de Vila Real de Santo António foi durante anos a fio um autêntico cartaz turístico.

Perante a evidente pobreza da oferta que a notícia indicia, várias questões pertinentes se colocam:

Desde logo, onde está o corso carnavalesco que nos últimos anos foi partilhado pelas freguesias de VRSA e de Monte Gordo? Que lhe aconteceu, não houve tempo para organizar? Foi minguando de qualidade até que desapareceu? Não há dinheiro, é isso? Que fizeram ao nosso dinheiro? Gastaram-no?



É de supor que muita gente nos procure para assistir a um Corso que não irá acontecer!

Para lhes oferecer e como compensação pela falha imprevista, para evitar aborrecimentos maiores, propomos propor-lhes:

1 - Um passeio na Avenida com guia turístico para assim desfrutarem da oportunidade única de o fazerem pisando os seus belos mosaicos magnificamente lavados e conservados.

2 – Um passeio a pé pela marginal de Monte Gordo, também acompanhados com técnico especializado, para visita aos vestígios daquilo que parece ter sido um jardim.

3 – Acesso à compra de um ticket de estacionamento para uma tarde ou um fim-de-semana completo por um preço promocional a negociar com a empresa concessionária.

Acreditamos que com este programa alternativo, quem nos visita durante o carnaval, mesmo não havendo qualquer desfile de carros alegóricos, levará consigo recordações agradáveis capazes de lhes criar vontade de regressar.