A FALTA DE AUTORIDADE


A imagem pode conter: ar livre

Quando um contentor de lixo está vazio e um restaurante de fast food em vez de lá meter os sacos de lixo, opta por os colocar no chão, em plena via públicos não estamos apenas perante falta de civismo ou de educação. É também falta de medo, falta de medo de ser penalizado por uma autarquia que há muito deixou de exercer autoridade a troco de votos.

Fecha-se os olhos aos abusos das esplanadas para se ter a simpatia dos donos dos cafés, fecha-se os olhos às lixeiras públicas montadas pelos comerciantes por medo de perder votos. Os autarcas passaram uma mensagem clara, votem em nós porque em troca fechamos os olhos a tudo.

Aos poucos a autoridade do Estado é destruída por gente irresponsável que para conseguir votos não se importa que em VRSA tudo se possa fazer, promovendo uma situação que se começa a aproximar da calamidade pública. Numa terra bem gerida seriam os que recolhem o lixo a chamar as autoridades para multarem a empresa que é facilmente identificável pelo conteúdo dos sacos do lixo que se podem ver nas imagens.

Mas comerciantes significam votos e apoios financeiros, pelo que nada se faz. O venerável mestre Luís Romão é vice-presidente e entre outros, tem a seu cargo os pelouros do ambiente, da gestão do espaço público, do turismo e das atividades económicas, todos eles relacionados com a situação triste documentada na imagem.

Ontem alguém colocou a circular no Facebook um vídeo onde se conclui que “São+Romão = lixo no chão”. Pela imagem, mais uma igual a milhares de outras que estão destruindo a credibilidade de VRSA enquanto destino turístico, é uma conclusão óbvia. Desde que esta gente chegou ao poleiro que a nossa terra se transformou num símbolo de falta de higiene pública.

Quando a imagem foi colocada online o vereador estava mais do que a tempo de multar os empresários aporcalhados que fizeram isto. Sabemos que vigiam a nossa página ao segundo e por isso o vereador foi muito provavelmente informado quase em cima da hora, provavelmente ainda terão pressionado pessoas a retirarem likes, algo que fazem com frequência. O vereador fez alguma coisa para corrigir a situação? É pouco provável, se calhar ainda alguém telefonou à empresa a lamentar a denúncia pública, falando mal dos anónimos e assegurando que tudo o que escrevem é mentira.

Temos de chamar a São e o Romão à responsabilidades e enviar-lhes uma mensagem clara, não estão à altura de presidirem aos destinos de uma terra como a nossa e será bom que façam o melhor que sabem até que termine o mandato que em má hora lhe dera e depois disso se retirem, ainda que lamentemos a sorte dos seus futuros alunos.