EMPRESAS DO REGIME




Foi recordando o Regulamento Municipal de resíduos e limpeza urbana do concelho que a Delegada de Saúde respondeu a várias reclamações que lhe foram endereçadas por causa da sujidade do campo de jogos da urbanização da da Catalunha, em Monte Gordo, que foi transformando em WC canino:

"De acordo com as alíneas n.º 1 do artigo 47 e 48 do Regulamento Municipal de resíduos e limpeza urbana do Concelho de Vila Real de Santo António, n.º 894%2015, é proibido e constitui contra ordenações puníveis com coimas os actos de sujar a via pública e espaços públicos.”

O que a Delegada de Saúde desconhece é que em VRSA só a ESSE e a empresa das águas passam multas, naquilo que se refere ao município os nossos autarcas transformaram tudo numa bandalheira, na esperança de que ao não passarem multas conquistamos votos nos infratores. Isto é criaram junto dos bandalhos a ideia de “tenho de votar  na São pois ela não me multa por sujar a rua, por atirar sacos de lixo para qualquer canto ou por levar o cão a fazer o serviço na rua, deixando os dejetos onde calha”. É assim a democracia, ganham-se eleições com os votos dos que menos contribuem ou mais prevaricam...

O que também a Delegada de Saúde não sabe é que a manutenção desse espaço está supostamente a cargo de uma daquelas empresas que parecem ser empresas do regime. Até consta que um conhecido político local se apresentou na autarquia declarando-se diretor da empresa. Os donos do Hotel Prime, em Monte Gordo, para além de construírem à margem das regras do PDM e de fazerem seu parte do espaço público, ainda beneficiam de umas borlas no estacionamento, borlas que como é sabido são deduzidas do que a ESSE teria de pagar à autarquia, isso se pagasse alguma coisa.

Para ter as borlas a empresa comprometeu-se a manter o campo de jogos. Algo que não faz nem nunca fez e mesmo assim e graças à generosidade da São continua a ter as borlas preciosas. Aliás, a São em vez de suspender as borlas acha que a solução é passar a responsabilidade para a Junta de Freguesia. Entretanto a empresa continua a beneficiar das borlas? Parece que sim.

Aliás, esta é a empresa que não construiu o Hotel junto ao parque desportivo de VRSA e foram precisos vários anos para que a autarquia se lembrasse de rescindir o contrato. Será que já acionou a caução por incumprimento do contrato, defendendo os interesses financeiros da autarquia, ou estará à espera que chegue ao fim o prazo de validade desta, para depois nos dizerem que não puderam fazer nada e ficaram de mãos a abanar.