MEIA VITÓRIA



A não recondução no governo da madrinha do cantor das botinhas brancas é uma boa notícia para Vila Real de Santo António. Aliás, esta senhora devia ter sido demitida no~dia em que o país ficou a saber que recebeu uma fortuna a troco daquilo que parece ter sido um falso trabalho. Se considerarmos o apoio que esta senhora deu aos piores gestores autárquicos do país há matéria para investigar e além de ter sido demitida a ministra devia ter sido investigada.

Outra personagem da equipa da ex-ministra do Mar que devia ter sido demitido, aliás, nunca devia ter feito parte do governo, é esse senhor anafado que se dá pelo nome de José Apolinário. Há muita coisa por explicar por parte da DOCAPESCA em relação ao famoso investimento na Muralha, um investimento dos tempos em que o Apolinário tinha sido escolhido para presidir à DOCAPESCA. As coincidência são muitas e ninguém acredita que aquela escolha nada teve que ver com este negócio.

Mas a não recondução da ministra do MAR está longe de ser uma vitória para VRSA pois não nos garante a isenção da instituição que mais peso tem neste momento em VRSA, o FAM. Este fundo é tutelado pelo ministro da Administração Interna, isto é, pelo marido da senhora que ganhou umas dezenas de milhares de euros à custa dos gestores autárquicos que agora são ou deviam ser vigiados pelo FAM.

Acontece que o FAM fez que não viu o que aconteceu em VRSA no ano de 2017, o ano de eleições. A irresponsabilidade foi tanta que nem o FAM conseguiu iludir a realidade, a autarquia não cumpriu o PAM. Resta saber o que levou os responsáveis do FAM a ignorar a lei, perdoando a São e o Luís sem qualquer base legal pata ignorar a própria Lei do Fam.

A suspeita de apoio do ministro aos gestores irresponsáveis pela ruína de VRSA legitima a suspeita pois não há nos relatórios do FAM um único argumento para um perdão que não está na competência dos responsáveis do FAM ou de quem quer que seja. É por isso que consideramos que a continuação de Eduardo Cabrita na pasta da Administração Interna é uma boa notícia para o Luís e a São, mas uma péssima notícia para os vila-realenses.

Esperemos que VRSA tenha uma vitória mais substancial e Apolinário não passe de deputado e com o cantor das botinhas brancas a colecionar asssessorias como especialistas em zonas ribeirinhas talvez fosse mais saudável substituir a presidente da DOCAPESCA, curiosamente uma senhora sócia da ex-ministra na empresa que vendeu os estudos da treta ao Município.



PS: Um recadinho:

Como o Sr. Joaquim Vasques é um grande defensor do José Apolinário, esperemos que não perca esta oportunidade para aviar o senhor deputado contra esta gente perigosa do LdF. Pode ser que isso seja uma forma de ajudar na promoção política da família...