O LIXO DA FEIRA DA PRAIA




No ano passado foram muitas as queixas em relação ao lixo produzido pelos comerciantes da Feira da Praia e cuja recolha obedeceu aos atuais padrões de higiene da Câmara Municipal, isto é, à lixeira em que se transformou o concelho juntou-se mais uma lixeira, esta na Av. Da República.

Desta vez os defensores do regime não acusaram os vila-realenses ou os turistas de serem porcos ou terem menos civismo, sabiam que a culpa era exclusivamente de quem deveria ter fiscalizado ou recolhido o lixo e não o fez. É inaceitável que os comerciantes obtenham uma licença e não assumam a responsabilidade de tratar do seu próprio lixo, limitando-se a amontoá-lo num canto qualquer, com o vento a levar uma grande quantidade de sacos de plástico para o rio.

A Joana Ricardo decidiu usar o seu Facebook para apelar à CM:

“Gostaria de fazer um apelo a Câmara de V.R.sto Antonio, de forma a que protegessem a zona da Marina de alguma maneira, de modo a impedir que os plásticos e lixo gerados com a feira vão para o rio.” [Facebook]


Esperemos que a CM tenha lido este apelo e que desta vez seja rigorosa dando instruções claras aos feirantes em relação ao destino e aos cuidados a ter com o lixo, criando pontos e horas de recolha de lixo devidamente acondicionado em recipientes autorizados e, se for caso disso, penalizado os que não cumpram as regras e atirem lixo para a rua ou em condições que não impedem que o mesmo não vá parar ao rio.

Juntamos a nossa voz à da Joana e estamos certos de que todos os que se preocupam com a defesa do ambiente e, em particular, do nosso rio façam o mesmo.