A MENTIRA DO COSTUME

Why Do People Lie? The Truth about Dishonesty - Husson University



A nossa autarca só não dá mais porque lhe tenha acabado a generosidade ou porque tendo dinheiro para o fazer está impedida de dar mostra da sua imensa bondade e incompetência, é esta a mentira que desde há muito tenta fazer passar, sempre que é confrontada com o fato de não fazer nada dá a desculpa de que e não pode, a CM está sob intervenção.

É verdade que a CM está sob intervenção pelo Estado, mas isso não foi o resultado de alguma praga, de alguma maldição, essa intervenção existe porque estando à beira da insolvência e de ficar impossibilitada de pagar vencimentos a dupla formada pelo Luís Gomez e pela São tiveram de pedir dinheiro ao Estado. O Estado emprestou, mas em contrapartida limitou a liberdade de gestão dos autarcas e ainda bem que o fez, senão a esta hora se a São pretendesse comprar gasolina para o seu Mercedes teria de ir vender uns baldes de areia.

A CM está sob intervenção para limitar a liberdade de autarcas que foram irresponsáveis, aliás, no caso do Luís e da São já não eram merecedores de confiança, já antes pediram ajuda no âmbito do PAEL e não cumpriram com as suas obrigações, prosseguindo na trajetória de irresponsabilidade financeira que tinha levado a CM ao desastre.

Mas quando a autarca justifica não dar quaisquer apoios sociais Às pessoas de VRSA que estão em dificuldades, limitando-se a conceder algumas moratórias no pagamento de taxas de esplanadas e de rendas sociais está a mentir, alho que não nos surpreende pois começa a ser hábito.
Antes do final de março o governo criou regime excecional “para os municípios que estão no Fundo de Apoio Municipal, isentando-os das restrições quando se trate da realização com despesas de apoio social a munícipes afetados pela Covid-19″. Isto é, até junho a CM não está obrigada a respeitar as metas do FAM, podendo inclusive recorrer a crédito.

Só a situação financeira a que a São conduziu o Município é de tal forma desgraçada que esta exceção de nada lhe serviu, a autarquia não tem nem dinheiro nem capacidade de recorrer à banca. A culpa não é da intervenção porque esta está suspensa. A culpa de quem gasta o pouco que tem a construir ilegalmente quiosques que depois tem de destruir, a encomendar jardins de fachada ao construtor do regime e a gastar fortuna com o advogado Morais Sarmento.

É mentira, a culpa não é da intervenção que foi suspensa, mas sim dos responsáveis da autarquia porque gataram mal gasto e agora não têm um tostão para acorrer a quem precisa.