UMA TRISTEZA DE CARTAZ





No último OE o Algarve foi ignorado, ainda que tenha havido quem nos tenha tentando enfiar o barrete com uma sugestão nas Grandes Opções do Plano de que o assunto estaria em estudo. Infelizmente a pandemia não trouxe apenas desgraça humana mas também económica e só com um grande milagres daqueles em que a deputada local acredita é que o Estado terá nos próximos anos recursos para voltar a abordar o assunto.

Mas a consciência pesada da deputada Jamila Madeira, entretanto arvorada em secretária de Estado, cargo no qual parece tem desempenhado as funções de transitário das cargas vindas da china, levou-a a aparecer em Faro logo que a pandemia nos bateu à porta, fez 250 km para nos garantir que tudo estava bem, que o Hospital Distrital de Faro estava à altura dos desafios.

O problema é que no Algarve não falta apenas pessoal clínico e camas mas também equipamentos e em especial ventiladores e camas em unidades de cuidados intensivos. Dos mais de mil ventiladores do SNS o Algarve não contará com mais de quatro dezenas, contando os que equipam os bancos de cirurgia.

Mesmo assim o Algarve foi ignorado na distribuição de equipamento recentemente adquirido. Mas isso não importou a quem tentar colher ganhos eleitorais, a propaganda da máquina do PS depressa divulgou os números das máscaras e ventiladores distribuídos. Pouco lhes importou o impacto que o quadro teria no Alentejo e em especial no Algarve, afinal de contas aqui os votos parecem ser seguros.

Os dados são assustadores e ainda que não correspondam à verdade, já que para o Algarve sempre mandaram quatro ventiladores, quem elaborou o mapa sentiu um desprezo olímpico pelo Algarve já que o bom senso mandaria esconder estas “vergonhas”.

Agora foi o PS, mas se tivesse sido o PSD seria o mesmo, as máquinas partidárias são assim, o que conta são os votos e a inteligência de alguns militantes em nada abona a favor dos partidos. Desde a famosa nota de imprensa da conferência do Álvaro Araújo que não se via tanta imbecilidade.