POLÍTICA EM TEMPOS DE COVID

O que é Política? Significado e regimes políticos - Toda Matéria





Perante situações de emergência é natural que o ambiente político se altere, os políticos ensaiam discursos de unidade no pressuposto de que o povo os gosta de ver unidos. Quem está no poder desdobra-se em comunicações e apresenta programas, quem está na oposição desdobra-se em propostas. Na verdade, tudo é uma encenação para inglês ver.


É natural que governos e autarcas tentem beneficiar do quer fazem, porque não é por ter havido uma crise que não haverão eleições em 2021.É política e não o criticamos, com ou sem crise estamos em democracia e é natural que o governo queira passar uma boa imagem da sua ação. O que não seria aceitável em democracia era que o governo fizesse propaganda e tentasse silenciar a oposição com ladainha da crise, isso ser pura política suja.

Mal surgiu a crise um dos partidos da oposição de VRSA apressou-se a apresentar apressadamente um conjunto de medidas, sabendo de antemão que sem abertura do FAM as propostas implicavam a violação do FAM, a manobra não era das mais limpinhas, mas havia que surfar na crise. A autarca pressionada pelas notícias relativas a outros concelhos respondeu com um falso programa de apoios sociais.

Esse programa não deu nada a ninguém e até incluía medidas que tinham sido adotadas pelo governo há um mês, como a abertura de algumas cantinas escolares para dar refeições a a alunos carenciados, decidida há um mês pelo governo. O balanço deste grandioso programa de apoios sociais é zero, a CM não gastou um tostão com esse grandioso programa. Levada a votação a proposta da oposição foi chumbada pela autarca com o argumento de que tinha lançado um programa de apoios sociais. A oposição “comeu e calou” e ainda teve o desplante de elogiar o programa de apoios sociais da CM, sugerindo que copiava algumas das suas brilhantes ideias, enfim, há que surfar na falsa unidade.

Pelo meio a autarca faz vídeos e dá entrevistas sucessivas, onde aproveita para se vitimizar e lançar insinuações sobre hipotéticos boatos. Entretanto muda responsáveis da Proteção Civil em plena situação de emergência, não se percebendo bem se está preocupada com a Cris pandémica ou com jogos de bastidores com que o concelho nada tem a ver. Pelo meio conta que a lista do PSD já está em formação, havendo já um nome para o lugar de vice-presidente, provavelmente algumas reuniões de crise já são uma encenação do futuro.

Na Hungria o primeiro-ministro suspendeu a democracia e em VRSA há quem queira em nome da unidade ser a única política a fazer uma campanha de imagem à custa do mal alheio. Ao contrário do que alguns sugerem não há unidade e se há um momento em que todos devem ser ouvidos é este e isso é tudo o que a autarca recusa fazer, porque quer o palco da miséria humana, é preciso uma imagem estilhaçada pela má gestão da autarquia.