AINDA QUE MAL PERGUNTE




A decisão de promover a “disponibilização de refeições escolares a alunos em regime de take-awey” incluída como uma das medidas do grande programa de apoios sociais decididos pela nossa autarca no passado dia 3, conforme nota divulgada no site da CM, foi mesmo uma decisão acabada de tomar naquela data conforme a CM informou, ou era uma medida que entrou em vigor logo que as escolas foram decididas pelo governo?

Afinal quem decidiu e financiou a medida, a nossa São ou o governo? A quem a devemos agradecer, será mesmo à São, como resulta do seu comunicado ou ao governo que já tinha implementado a medida muito antes do comunicado?

Há aqui qualquer coisa de errado pois no site do Governo podíamos ler no passado dia 3 que “Na primeira semana de pausa letiva da Páscoa, o número de refeições servidas nas escolas de acolhimento aumentou significativamente. Em média, nestes últimos 5 dias, foram servidas cerca de 10 mil refeições por dia, naquela que é considerada pelo Ministério da Educação uma resposta social imprescindível da escola pública, nomeadamente para alunos carenciados.”. Isto é quando a nossa São decidiu ser generosa já as crianças levantavam refeições há muitos dias.

Aliás, no passado dia 20 de março a comunicação social já divulgava a lista das escolas que iriam distribuir refeições [https://www.noticiasaominuto.com/pais/1433877/governo-divulga-lista-de-escolas-que-irao-servir-refeicoes] e nessa ocasiãop, a lista de escolas que prestam o serviço era divulgada pela Direção_Geral dos Estabelecimentos escolares [https://www.dgeste.mec.pt/index.php/destaque_1/escolas-de-referencia-para-o-servico-de-refeicoes-e-acolhimento-de-filhos-do-pessoal-hospitalar-e-de-emergencia/]