A OPACIDADE COMO PADRÃO DE COMPORTAMENTO

New York City's big blackout of 1977 happened 42 years ago today ...



É um padrão de comportamento desta liderança autárquica, sempre que está em dificuldades a resposta é sempre a mesma, a opacidade. Tenta-se criar a ideia de que tudo na nossa terra, desde o clima à economia, é maravilhoso graças à grandeza da autarca. Tudo o que não convém ou que se pensa serem más notícias fica atrás de um denso manto de opacidade.

Ainda recentemente a autarca reuniu ou mandou alguém reunir com os residentes do prédio da Rua de Angola e foi feita sempre a mesma exigência, segredo absoluto. É uma velha estratégia aprendida com o Luís Gomes, quanto menos se souber da realidade quando esta é negativa melhor.

Só que numa situação de calamidade como a que enfrentamos, em que muita gente vive num verdadeiro terror a estratégia da opacidade pode ter consequências graves. Não se entende como noutros concelhos os presidentes das câmaras municipais se desdobram a informar os seus munícipes, diretamente ou através da comunicação social, enquanto os vila-realenses parecem estar a ser alvo de um blackout total.

É revoltante ver outros autarcas apresentarem os pêsames públicos aos familiares das vítimas da covid-19 enquanto nesta terra a morte desses munícipes circulou nas redes sociais como boato, com as pessoas a mandarem mensagens a todos os amigos, perguntando se sabiam de alguma coisa. É revoltante ver que a autarca só confirmou a morte de dois vila-realenses no dia do funeral e quando a informação já tinha sido dada pelas agências funerárias.

O que ganhará a presidente da CM com esta estratégia, pensará que ficamos todos descansados e tranquilos porque temos uma grande líder que faz vídeos promovendo a imagem e entrevistas a dizer que é crente e sugerindo que devemos abrir as janelas para arejar as casas?

Depois queixa-se dos boatos, o mano faz falsas acusações e apresenta queixas na PSP. Mais ridículo e lamentável é difícil.