SALVAR AS EMPRESAS REDUZINDO OS SEUS CUSTOS

Pagamento De Opção De Compra Digital

Se as medidas restritivas abalaram fortemente a economia lançando-a na recessão, em concelhos como o de VRSA a situação é bem mais graves pois se excluirmos os serviços públicos a paralisação da economia é quase total. Toda a atividade relacionada com o turismo está paralisada e sem receitas enquanto o único comércio aberto é o dos produtos alimentares.

As empresas forçadas a encerrar as portas ou com receitas reduzidas a expressões mínimas dificilmente conseguirão repercutir as consequências desta situação e ainda que graças às decisões do Estado possa reduzir custos salariais e diferir custos financeiros, há outros custos a que não se podem escapar.

Não admira que grandes cadeiras internacionais como a Burgers King decidiram suspender o pagamento de rendas em Espanha, não sendo de admirar que tal posição se generalize. Ainda que tal posição possa ser questionável, a verdade é que faz algum sentido que o senhorio do edifício onde está instalado um restaurante possa ser solidário na repartição dos custos.

Se a questão das rendas das casas pode ser problemática, já não faz qualquer sentido que não sejam suspensos outros custos fixos como o aluguer dos contadores de água e eletricidade, as taxas de televisão, de direitos de autor e de esgotos ou as assinaturas de televisão e acesso à rede de internet, porque se as casas comerciais estão encerradas não faz qualquer sentido a cobrança de taxas por serviços que não são prestados.

É neste quadro que não se entende que em VRSA a Câmara Municipal não tenha ainda devido a suspensão de todas as taxas camarárias a empresas cuja atividade está paralisada. Nem se entende isto e muito menos que enquanto, por exemplo, os trabalhadores a ECOAMBIENTE varrem as ruas sem qualquer proteção, os nossos políticos tenha decidido fechar-se em casa, adiando o funcionamento dos órgãos autárquicos, inviabilizando as decisões cuja competência exclusiva é das reuniões do executivo camarário e/ou da Assembleia Municipal.