O MILAGRE DOS PANITOS DA SÃO





A decisão de encerrar as escolas dos ensino básico e secundário colocou um problema novo, as refeições fornecidas pelas escolas a muitos alunos são indispensáveis para assegurar a alimentação daqueles cujas famílias têm baixos rendimentos. Daí que logo que a decisão foi adotada o governo divulgou uma lista de escolas cujas cantinas iriam continuar a fornecer um pequeno-almoço, um almoço e um lanche em regime de take-away.

O Governo fez o que devia, até porque as verbas para as cantinas são asseguradas pelo governo. Depois de mais de uma década de orgia financeira os nossos autarcas levaram o concelho a um estado que nem é capaz de responder com um papo-seco numa situação de calamidade pública. Mas a nossa autarca não dá parte d efraca, não diz que depois de ter esbanjado os recursos financeiros não está em condições de ajudar ninguém, daí que inventou um programa grandioso de apoios sociais.

Um programa a custo zero, já que nenhuma medida se traduzia num aumento da despesa e até incluía uma decisão que tinha sido do governo e informou que ia dar o que já estava a ser dado pelo governo há quinze dias. Mas a nossa autarca sabe que se os pobres não comem propaganda, a verdade é que esta engana muita gente e em tempos de crise é um instrumento político poderoso, pouco importando se recorre ou não à mentira.

E como é de propaganda que falamos a nossa autarca achou que devia repetir a dose, como se fosse um milagre dos panitos na versão da nossa crente. Voltou a propagandear a medida como se fosse uma grande novidade, até porque Castro Marim tinha decidido alargar o serviço às famílias do escalão B.

A autarca sabe muito bem que a medida é a mesma que já tinha anunciado mas de que os alunos já beneficiavam por decisão do governo. Sabe também que os beneficiários estão informados pelas suas escolas e não carecem de propaganda da Câmara. Sabe muito bem que o anúncio não serve de nada. Mas tentar criar a ilusão de que a autarquia dá, a propaganda não visa os estudantes mas sim quem desconhece e ao “comer” a propaganda da São vê nela uma autarca dinâmicas e incompetente. É para isso que a propaganda serve, para enganar as pessoas, não importando que nisso sejam usadas as pessoas mais carenciadas.