A ÉTICA REPÚBLICANA (OU A FALTA DELA)


 

É comum falar-se de ética republicana, um conceito introduzido no debate político nacional por dirigentes do PS e que hoje se generalizou, sendo comum, por exemplo, o Presidente da República referi-lo. O político que se comportou com grande elevação e dignidade neste capítulo, dando um exemplo de ética que ainda é recordado, foi António Vitorino. 

Quando era ministro da Defesa do Governo de António Gutierres, um jornal acusou-o de ter fugido ao cumprimento das suas obrigações fiscais. Perante as notícias António Vitorino apresentou a sua demissão, proque sobre um ministro do Governo não podiam recair suspeitas tão graves, isso apesar de a então DGCI (Direção-Geral dos Impostos) ter vindo esclarecido que António Vitorino tinha cumprido com as suas obrigações, aliás, teria cometido um erro processual que o prejudicou. 

É assim que os democratas se comportam e se António Vitorino deu o exemplo e a partir daí é uma referência ética para toda a classe política, desde o Presidente da Republica ao presidente da junta de freguesia da aldeia mais recôndita,  o mínimo que se espera é que aqueles que não cumpriram com as suas obrigações fiscais lhe sigam o exemplo. Isso não impede que venham a ganhar uma causa em tribunal, por demonstrarem não deverem nada, por uma prescrição, por um qualquer erro processual ou por outro motivo. 

É por isso que não entendemos porque razão o deputado municipal Rui Setúbal insiste em manter-se o lugar, ainda não se demitiu dos seus cargos políticos, para provar que nada deve e depois disso regressar à vida política, como fez António Vitorino. Depois de muito tempo com os seus problemas fiscais nos segredos dos deuses, agora que os seus eleitores sabem dos problemas, seria tempo de assumir todas as consequências políticas. 

O ex-ministro demitiu-se na hora e não devia nada, o nosso deputado municipal deve, faz falsas acusações aos funcionários do Estado que o incomodaram e esconde as suas empresas bem longe de VRSA, debaixo das saias de uma empresa dos Gomes. 

Nestes dias em que emporcalham  as fotos de Mário Soares, em páginas criadas na rede social para tentar asfixiar a liberdade democrática na tentativa desesperada de condicionar a democracia, o senhor Rui Setúbal bem podia dar um bom exemplo e demitir-se de todos os seus cargos políticos no Estado e no seu partido. Quanto tempo mais o deputado municipal Rui Setúbal vai tardar a fazer o que deve fazer por imperativos éticos do seu partido.