OS DEPUTADOS MUNICIPAIS PISCA PISCA

 


Sabendo-se que consta que o ilustre causídico Dr. Ricardo Cipriano será o candidato a presidente  da Assembleia Municipal  e nos pressupostos de que será mesmo o eleito e de que, como parece ter sucedido no passado, não desiste antes do fim do prazo para apresentação das listas, fomos ler as atas das reuniões da Assembleia Municipal. 

Sabendo-se que foi eleito pelas listas da candidatura de António Murta, nas eleições autárquicas de 2017 e com experiência de barras dos tribunais, esperávamos ver brilhantes intervenções. Desilusão, foi necessária uma busca nas atas para dar pelo homem, em regra é sempre referido no segundo parágrafo das mesmas, onde são referidos os deputados que faltara. 

Veio-nos á ideia o boneco dos livros que em tempos estavam n moda, “Wheres’s Wally”. Procurar pelo putativo candidato a presidir à AM tornou-se num jogo e ainda antes de começar a ler cada ata já fazíamos apostas, dou tanto se ele apareceu. Na prática, no ano 2019 ia reunião sim, reunião não e por isso ficamos com a ideia de que era uma espécie de deputado pisca pisca. 

Mas em 2020 parece que deve ter ocorrido algo, o homem começou a aparecer. Coincidência? Não, finalmente, o senhor Rui Setúbal surpreendeu o mundo dizendo quem era o candidato, passando o Álvaro Araújo a ser tratado por senhor presidente pelos seus pares, assumindo a liderança do PS e remetendo a presidente da comissão política local e ainda deputada da Nação para o estatuto de quarta secretária. 

Em 2018 o primeiro “pisca” esteve apagado em quatro reuniões, voltando a apagar-se outras quatro vezes em 2019. Curiosamente o primeiro pisca só se apagou uma vez em 2020, voltámos a contar com o contributo do número dois da lista da Assembleia Municipal. Para compensar tanta dedicação do dr. Ricardo começou a apagar-se o segundo pisca, curiosamente quando o dr. Ricardo acende, o Rui Setúbal Apasca, passamos a ter um espetáculo de piscas piscas na Assembleia Municipal. 

Há aqui qualquer coisa de errado, quando era suposto o dr. Ricardo cumprir com os seus deveres políticos, depois de ter sido escolhido pelo Eng. Murta para número 2 da lista o deputado municipal borrifou-se muitas vezes naqueles que o elegeram. MAS quando apareceu o candidato Araújo, alguém que ninguém vio durante a campanha eleitoral de 2017, até se diz que uma parte do PS boicotou o próprio PS, já o Dr. Cipriano aparece. 

É preciso promover a imagem do candidato e por isso este começa a aparecer nas reuniões da AM, até aparece nas reuniões das assembleias de freguesia, em especial na de Monte Gordo. É preciso promover a imagem do deputado pisca pisca e para isso o Rui Setúbal sai do palco, para não lhes fazer sombra. Isto é, para que a presença da AM sirva ao candidato que nada deu no passado para os eleger, já se lembram de que foram eleitos. 

Esperamos que até ao fim do ano o dr. Cipriano vá a todas as reuniões da AM, já que é certo de que o rui Setúbal já terá comprado a carta para mandar as  cartas onde renunciará ao mandato de deputado municipal e de todos os cargos políticos, O seu comportamento em meteria de obrigações estão do outro lado daquilo que no seu partido se define por ética republicana. Estamos certos de que a esta hora o dr. Ricardo Cipriano já é o número do PS na AM e terá todo o palco para mostrar o que vale.