O QUE SE PASSA?

 



Já se percebeu que a nossa autarca mudou de estratégia, já não dá prendas ao seu camarada dos bombeiros, já não distribui máscaras de qualidade mais do que duvidosa, já não elabora programas sociais onde diz ser dela as medidas do governo, já não adia a exigência de pagamento de taxas e rendas sociais, já não nomeia “equipas de trabalho” para estudar o impacto da pandemia, já não faz vídeos todos os dias, já não diz que é ela a líder da proteção municipal, em suma, não faz nada. 

Um dia Salazar terá dito a um político ambicioso que para ter sucesso o melhor era fazer-se de morto. Parece que a autarca escolheu a cobardia como melhor estratégia para ignorar o buraco em que meteu a autarquia, faz de morta, para que ninguém repare nela. Compreende-se, quem tentou passar a ideia de que lhe devíamos um número reduzido de casos, não quer dar a cara quando os casos são à dúzia por dia. Já é acusada de mentir em quase todas as reuniões da câmara, receamos que agora ganhe outro título, o da cobardia. 

O medo não nos pode levar-nos à paranoia, a ter medo de que algum espanhol se lembre de atravessar o rio, a atirar-nos ao chão se alguém tossir ou a vomitarmos ódio contra os que são vítimas da doença em vez de sermos solidários, como fazem os araujianos anónimos, que já não escondem os tiques fascistas. 

O combate À pandemia não se faz com chicotes como sugerem os araunjianos anónimos, essas mistura entre carecas e contabilistas, ou com silêncio, como prefere agora a São Cabrita. O combate à pandemia faz-se com inteligência, esclarecimento e informação e não com repressão, ódio, silêncio e mentiras. 

Há ou não surtos fora de controlo no concelho? Onde se localizam esses surtos? Que núcleos populacionais estão mais vulneráveis em função dos casos identificados? Estamos perante um surto controlado e localizado numa instituição ou grupo populacional ou o vírus está espalhado na comunidade? 

Um autarca não se pode fazer de morto quando o concelho parece estar a ser fortemente atingido pela pandemia, isso é cobardia política e a consequência desta luta pela sobrevivência de uma autarca incompetente e ambiciosa pode ter um preço alto em doença e mesmo em vidas humanas.