CROMOS DA POLÍTICA LOCAL: NUNO MOB (1)

 


Nuno Baptista, um político local que caiu de paraquedas em VRSA e graças a António Murta mereceu uma promoção aparecendo como candidato a vereador em 2017. Pelo que se tem visto parece que o homem não é muito agradecido e já é um apoiante incondicional dos que no passado boicotaram a campanha em que se candidatou. 

O rapaz apresenta-se como um grande socialista. Fazendo questão de se dizer  da linha Jorge Sampaio ainda que o seu pensamento político, se é que isso existe na cabeça do rapazola, esteja mais entre a Linha de Cascais e a Linha de Sintra. Para se perceber a dinâmica ideológica deste candidato a vice na lista do Araújo. durante algum tempo dizia-nos cobras e lagartos da Maçonaria e dos Maçons, o Luís Romão era mesmo o seu bombo da festa, denunciando a sua ambição pelo lugar ocupado pelo senhor dos aventais, vice-presidente da CM. A surpresa surgiu quando um dia ele deu-nos uma informação secreta, que o Luís Romão estava à frente da Loja Manuel Cabanas. Como soube? Respondeu-nos que pertencia à loja, isto é, mal entrou e já estava a dar com a língua nos dentes, violando a regra mais básica de qualquer loja maçónica, a descrição. Mas a ambição de substituir o Luís Romão parecia estar acima de outros valores. 

Mas a intervenção mais divertida desta personagem foi quando inaugurou a sua presença nas reuniões da CM como vereador substituto. Para além do estilo próprio de uma personagem de Eça de Queiroz,  que dá vontade de rir só de o ouvir, mereceu uma gargalhada a sua intervenção a propósito da biblioteca municipal, quando disse que era um frequentador de bibliotecas desde os 18 anos. Então este grande intelectual só começou a entrar em bibliotecas aos 18 anos? 

Terá completado todo o ensino até 12.º ano num curso à distância, sem direito a uma biblioteca? Coitado do moço, se tivesse crescido em VRESA saberia que aqui muita gente começou a frequentar bibliotecas logo que aprendia a ler, quem não se lembra da Biblioteca Gulbenkian no edifício da CM? Quem não se recorda com saudade da dona Francisquita? Agora vem este senhor chamar-nos parvos e armado em intelectual porque começou a frequentar bibliotecas com 18 anos? O grave não estar em ter-se tornado frequentador de bibliotecas com a idade de ir para a tropa, mas sim no achar que isso faz dele o maior intelectual do Baixo Guadiana. 

Já foi dado como n.º 2 da lista do senhor da Mão Amiga e do IEFP, fato que o encheu de tanta alegria que não se conseguiu conter, ao ponto de muita gente ter ficado a saber da sua promoção. A alegria com que gritou aos quatro ventos que ia ser importante, faz lebrra a cena em que Dias Loureiro foi apanhado a falar ao telefone com o progenitor dizendo-lhe “Pai já sou ministro!”. 

É o político com a maior ascensão na história da vida política, chega a quarto nas listas de 2017 e parece que vai ser promovido a número dois da lista do Araújo.

Mas, com a saída da Célia Paz do lugar de deputado o pobre do Mob corre um sério risco de perder o lugar na lista do candidato. É que a Célia Paz é a presidente da Comissão Política do que resta de um PS local onde quem manda é o contabilista que tem dívidas ao fisco e anda escondido debaixo das saias dos Gomes. Isto é, a não ser que o brilhante trabalho do Mob nas redes sociais em defesa do seu pobre candidato lhe aguente o lugar, ainda não é desta que o pobre rapazola pode sonhar com a possibilidade de subir na vida à custa de uma terra que nem sabe que ele existe. 

PS a riqueza desta personagem é tanta que um cromo não chega, precisa de um daqueles cromos duplos, pelo que voltaremos à segunda metade do cromo.