É PRECISO LATA

 


Nos princípios da pandemia a Sanita não se cansava de apregoar que era a líder da Proteção Civil, tudo fez para passar a ideia de que tudo devíamos às suas crenças religiosas e à sua liderança. Foi uma palhaçada pegada, com uma autarca a desdobrar-se em vídeos e fotografias. 

Quando começaram a surgir casos a senhora embatucou e nem sequer se deu ao trabalho de dar os pesamos às famílias dos que faleceram, desculpou-se com a treta do sigilo, não soube de nada, apesar de aparecer ao lado da delegada de saúde, 

Durante o verão, quando os casos foram poucos em todo o país, ficámos mais uma vez em dívida com a senhora, foi para o Jornal do Algarve garantir que tudo tinha corrido bem graças ao seu trabalho de sapa. Imaginamos que foi graças ao seu trabalho de sapa que as esplanadas de Monte Gordo fechavam às tantas da note, comas autoridades a olhar para o céu. 

Chega da segunda vaga lá voltou a senhora ao seu papel de salvador, quando aos casos apareceram e já não os conseguia abafar, veio mais a tal delegada garantir que em VRSA não havia nenhum surto, apenas tinha ocorrido um aumento de casos que foi repentino. E a senhora do lado lá ia abanando a cabeça com ar aprovador. 

Mas o governo decidiu introduzir um mecanismo de confinamento que depende da média dos casos e a CM deixou de esconder e aldrabar os dados, agora a mentira tem mesmo perna curta e a Sanita e a senhora que abana a cabeça deixaram de aparecer. O pior é que em política VRSA é um salve-se quem puder. 

Parece que a dimensão da pandemia agravou-se e VRSA poderá voltar às medidas de confinamento. Resultado: a Sanita agora diz que foi apanhada descuidada, a rapariga não reparou nas dezenas de caso que ia divulgando, era uma questão de fazer as contas. E de quem é a culpa: é da senhora que abana a cabeça, a Sanita agora não diz que é crente, que ela é que manda na Proteção Civil e nem faz vídeos ao lado da senhora que abana a cabeça. 

Agora a culpa da desgraça não é dela, é das autoridades da Saúde que não lhe dizem nada. Alguém acredita? Então a senhor delegada que aparecia nos vídeos não sabe de nada ou sabe e não lhe conta? Pobre Sanita, não sabe de nada mas deve ter um dedo que adivinha: 

“Apesar de não termos números concretos, sabemos que existem fortes hipóteses de, na nova avaliação, deixarmos de estar nos concelhos considerados de risco moderado para incluirmos a lista de concelhos de risco elevado de contágio da Covid-19.”

Surprise! Já sabemos como é que vai resolver o problema da dívida, com o dinheiro que ganhou vendendo o terreno que não lhe pertencia pode apostar no Euromilhões, esta mistura de crenças com palpites é infalível. O mais engraçado é a forma como tenta sacudir a água do capote: 

"Contudo, temos sido informados pela autoridade de saúde regional que os casos no nosso concelho, à semelhança de toda a região, têm estado a aumentar."

 Pois é, sabe que os casos aumentaram no concelho mas faz de conta que não sabe de nada, silenciou a informação a partir do dia 23 e agora arma-se em surpreendida, sugerindo de forma subliminar que desconhece os números. Alguém acredita nela? Quem acredita que levante o braço.