AS PRENDAS QUE OS CABRITAS NOS METERAM NO SAPATINHO



Depois de tanta preocupação com o emprego, com o rendimento dos vila-realenses e com o dinamismo dos que investem no nosso concelho, as prendas que os Cabritas nos meteram no sapatinho não poderiam ser mais surpreendentes, muitas, caras e volumosas. Graças ao brilhantismo intelectual de gente formada no mundo da finança os munícipes são chamados a pagar com língua de palmo os desvarios do passado. Os que nos enterraram encontraram a receita para se salvarem no município, enterrarem-nos ainda mais e com a ajuda do FAMigerado.

Quem deve estar contente com a generosidade natalícia dos Cabritas é a empresa das águas do Ângelo Correia, ainda não tomou posse do negócio mas já tem a sua prenda, um aumento de mais de 10% no preço da água, ainda não iniciaram a exploração mas já têm garantido um aumento substancial nos lucros. Uma forma manhosa de a empresa ganhar mais ou de o Município conseguir algum dinheiro por conta do bolso dos munícipes. Para que servirão os "vigilantes" descuidados do FAM mais o contabilista de Borba?

A outra grande prenda é o aumento do IMI que passa a ser aplicado com a taxa máxima, depois do desvario eleitoralista que levou a uma descida da taxa deste imposto, veio a fatura e a taxa passa a ser o máximo que a lei permite, tendo em conta que esta taxa é pode ser ainda mais alta nos municípios que foram geridos por loucos.

Como os nossos autarcas estão apostados em atrair investimento, não se cansando de gabar os dois projetos que conseguiram em 13 anos, a pensão do grupo Pestana que um dia há-de abrir e o Grand House que ninguém sabe quando abrirá ou se abrirá, decidiram premiar os investidores hoteleiros com uma taxa turística. A homenagem é de tal forma merecida que ao contrário dos outros concelhos algarvios que aderirem ao esquema só a aplicarão na época alta, em Vila Real de Santo António vai ser aplicada todos os dias do ano.

Mas o cardápio de prendas aos que investem é ainda mais longo e inclui o aumento de taxas de licenciamento que podem atingir os 50% em alguns casos por efeito da eliminação dos benefícios ao investimentos. Mas para que as famílias não pensem que os Cabritas são injustos e penalizam apenas alguns, vão ser ainda premiadas por um aumento da taxa de saneamento básico.

E o que é que os nossos Cabritas vão dar em troca aos vila-realenses? O tal programa de poupança imaginado pela brilhante autarca, cortes em tudo e mais alguma coisa, menos no toucinhito familiar, nem os velhotes da Casa do Avô se escaparam. Este é o primeiro ano de 30 de grandes prendas natalícias, que temos de agradecer aos dotes de gestão da autarca e aos seus brilhantes orçamentos.