HÁ DÍVIDA OCULTA?



A última década registou sucessivos escândalos em consequência da ocultação de contas, sucedeu com uma das mais importantes consultoras mundiais, da mesma forma que aconteceu a grandes bancos. Por cá sabemos o que sucedeu com a dívida soberana ou com os ativos de alguns bancos, como o BES, o BANIF ou o BPN, para além da desvalorização a que foi sujeita a PT. 

É por isso que quando a presidente da autarquia diz em dezembro de 2018 ou que parecia ser um segredo municipal, admitindo que precisou de auditar tudo e mais alguma coisa para apurar o valor, teremos de desconfiar do número. Temos também de desconfiar do revisor oficial de contas, de todos os que num passado recente assinaram ou certificaram as contas da autarquia e teremos de concluir que o Fundo de Apoio Municipal mandou para VRSA economista especializados em apanhar chapéus.

Como poderemos agora acreditar em contas referidas pela mesma autarca que já no passado disse qual era dívida até ao cêntimo, quando essas contas não são certificadas por quaisquer entidades, não são discriminadas e muito menos explicadas? É bom recordar que há poucos meses a liderança da autarquia recusava qualquer auditoria às contas, argumentando que as contas estavam auditadas e que a verdadeira auditoria era a contagem de votos?

A verdade é que é possível iludir as contas e podemos dar um exemplo. A dívida a um funcionário despedido indevidamente e cuja reintegração e pagamento dos vencimentos perdidos, decidida pelo Tribunal Constitucional está inscrita como dívida da autarquia? As dívidas da autarquia que são alvo de litígios judiciais estão refletidas nas contas referentes à dívida?

Outro exemplo: o dinheiro e eventuais indemnizações que têm de ser pagas à empresa a quem a câmara vendeu por 3,6 milhões de euros um terreno que não era seu também estão nos tais mais de 170 milhões? Quanto custa À autarquia em advogados e custas judiciais esta proliferação de processos judiciais?

Esperemos que um dias destes alguém não se lembre de pedir que o PAM passe para 50 anos e diga que a culpa foi dos juízes...