MAS QUE GRANDE GRAND HOUSE...



Depois de tanta bazófia dedicada ao dinamismo empresaria, depois do discurso da criação de empregos e depois de muitos milhões de euros enterrados pelo Estado e pela autarquia nos 30 quartos do velho Grande Hotel Guadiana era de esperar que nascesse ali a empresa modelo da cidade. Já reservaram espaço junto ao cais da Alfândega para que o hotel contasse com um parque de estacionamento privativo e a feira foi afastada de tão ilustre edifício. Mas já estamos no Natal e quanto à inauguração nada se sabe, de desculpa em desculpa «vão passando os meses.

Pior do que isso, o que se sabe deveria ser motivo e vergonha, porque este não é um projeto qualquer, é uma autêntica obra do regime, o investimento que deixa para a posterioridade o casamento entre os Gomes e os Cabritas, uma espécie de mistura musical do pimba de Miami com um disco riscado. MAS o projeto de luxo de que o pasquim do regime dizia ter camas a 1200€ e que seria inaugurado a 13 de Maio passado, no dia da cidade, ainda está fechado.

Houve gente que acreditou, houve quem abandonasse empregos estáveis e vínculos adquiridos, acreditaram no discurso público de autarcas como o Luís e a Cabrita, quem iria duvidar de tão grandiosa obra? Só que segundo se conta as coisas vão mal, as queixas já estão a caminho dos sindicatos. Que há despedimentos, que os despedidos nem sequer receberam a totalidade, que há salários em atrasos e que ainda não foi pago o subsídio de Natal.

Despedimentos, deslocações, salários em atraso, falta de condições de trabalho, são queixas que se ouvem em surdina e que num projeto com estas características dizem respeito `*a autarquia, porque é esta a verdadeira mãe da iniciativa e que ao longo de muitos meses se aproveitou do investimento para colher benefícios eleitorais. A presidente da autarquia deve inteirar-se do que se passa e assumir todas as consequências.

Este não é um projeto qualquer, é um projeto apoiado e co-financiado pela autarquia, que beneficiou de muitos favores autárquicos e até de uma DOCAPESCA muito amiga do regime. Seria bom que a autarquia que tanto se gaba do dinamismo empresarial, das suas preocupações sociais e da sua aposta na criação de emprego se informasse e tomasse posição pública. Porque os projetos não servem apenas quando podem ser usados para conseguir votos e likes.