O LOBO MAU QUE COME O CAPUCHINHO VERMELHOS DE VRSA



Considerando o teor da nossa última comunicação, o que foi discutido na reunião do passado dia 26.11.2018 e as mais recentes imposições do Fundo de Apoio Municipal, serve o presente para confirmar junto de V/ Exas. que no próximo dia 01.12.2018 começará a ser aplicado o regulamento municipal que criou a Taxa Turística do Município de Vila Real de Santo António, pelo que deverão V/ Exas. dar início à cobrança da Taxa Turística a partir da data supra referida.

Com este texto os serviços da autarquia comunicaram aos hoteleiros que passaria a ser cobrada a taxa turística de um euro por cada visitante durante qualquer dia do ano. Nada se explica sobre os procedimentos de cobrança, sobre os prazos estabelecidos para que os hoteleiros coloquem os montantes cobrados à disposição da tesouraria da autarquia.

Parece que a única preocupação da autarquia é sugerir que tem pena, mas a culpa de aplicar uma taxa que foi idealizada por Luís Gomes e foi aprovada pelo município muito antes do contabilista de Borba saber onde fica Vila Real de Santo António, é, afinal, um resultado da imposição do FAM, essa espécie de Lobo Mau que veio dar cabo da felicidade da terra. Até parece que a taxa Turística não foi aprovada há vários anos, dizem que é uma “das mais recentes imposições do Fundo de Apoio Municipal”.

É curioso que todas as medidas que foram anunciadas e enumeradas no Boletim Municipal, são apresentadas como o resultado da genialidade intelectual da presidente da autarquia e resultaram de uma reflexão de um ano dessa mente brilhante que nos alumia caminho. Mas a taxa turística, a única medida que aprovada sem qualquer imposição externa é agora apresentada como mais uma maldade do FAM. Isto é, aquilo que pode ser aproveitado para propaganda é obra da mente brilhante, aquilo que incomoda o “dinamismo” empresarial é uma maldade do FAM.

Há aqui alguma falta de sentido de Estado e muito pouca consideração pelos que em Vila Real de Santo António já leram o último relatório do FAM. Agora ficamos a aguardar para ver se a taxa é mesmo cobrada ou se terá que andar por aí algum brutamontes a chatear os hoteleiros.