O TOUCINHO ESTÁ GORDO



O toucinho está gordo
A faca não corta
Ou dão uma esmolinha
Ou arrombamos a porta

É impossível olhar para a Vila Real de Santo António de hoje sem ter a sensação de que se está a ter um pesadelo ou que se acordou a meio de um belo sonho, vamos à Praça Marquês de Pombal e não encontramos a Árvore de Natal de trinta metros, viramos para a Rua Teófilo de Braga e pensamos que a Junqueira deixou de ter iluminações de Natal para que a vila não fosse humilhada.

Primeiro foi o lixo por todos os cantos, depois as baratas e os ratos, de seguida o anúncio de medidas de austeridade resultantes de um ano de meditação por um génio da finanças, agora a decadência tem a forma de iluminações de natalícias digna de uma aldeia, os sinais de pobreza e de decadência multiplicam-se, e se não fossem as imagens de fartos almoços pelos mais diversos restaurantes do concelho e do país e até se ficaria com a impressão de andar por aí alguma fome.

Mas pelos cortes no orçamento da Mão Amiga, cortes tão grandes que poderíamos pensar que o nome iria mudar de “Mão Amiga” para “Mão Estendida”, podemos estar tranquilos. A redução do subsídio da autarquia é de tal forma brutal que até poderemos pensar que depois de auditados os processos da autarquia a presidente concluiu que Vila Real de Santo António é um paraíso de fartura. 

Multiplicam-se os sinais de que a autarquia considera que deixou de ser necessário mobilizar recursos para complementar os rendimentos. Desde logo com o corte nas ajudas de custo e horas extraordinárias dos funcionários da autarquia, depois soube-se que a autarquia convidou os mais carenciados a comprar as suas casas, sinal de que já não serão carenciados, a seguir veio o corte nos subsídios à “Mão Amiga”, isso depois de cortes nas despesas de transportes, no apoio ao associativismo, enfim, em tudo onde se possa cortar.

Por este andar ainda vamos ver os autarcas a cantar ao Deus Menino na Noite de Natal,  porque por aquilo que se tem visto a musica dada ao FAM não terá dado grandes resultados, a não ser para o contabilista de Borba que vem cá ganhar uns cobre. Parece que a cantilena na porta do FAM acabou com “o toucinho está gordo..:”.