ESCOLAS DE DEMOCRACIA




Entre os muitos elogios que costumam ser feitos ao poder local é o que é uma escola de democracia e um viveiro de políticos honestos, competentes e empenhados com o bem comum. A proximidade em relação aos cidadãos, o fato de estar em causa a resolução de problemas das localidades, a proximidade entre eleitos e eleitores, são fatores em favor disso.

MAS, infelizmente, as regras do jogo podem ser pervertidas e em vez de escolas de democracia e de bons políticos, as autarquias podem transformar-se em pequenas ditaduras e em escolas de velhacaria. Pervertendo as regras do jogo onde deveria haver transparência pode haver opacidade, onde deveria haver participação passa a existir pressão, onde deveria haver debate e decisão coletiva passa a existir despotismo.

É mais fácil perverter a democracia numa pequena autarquia do que numa autarquia de uma capital ou no governo de um país. Numa pequena autarquia todos os cidadãos estão ao alcance do poder e é preciso que um autarca tenha bons valores para resistir À tentação de não condicionar a liberdade de cada cidadão. Um autarca de um pequeno concelho pode mandar multar, complicar uma licença, retirar um subsídio, cortar nas ajudas de custo de um funcionário.

É fácil entalar o medo, a a autocensura levando a que quem é da oposição se remeta a uma postura de clandestinidade. A um autarca sem escrúpulos é fácil transformar os funcionários de uma autarquia na sua tropa de choque, forçando os que não são do seu partido a absterem-se de opinar ou d participar em, atividades políticas.

A comunicação social pode ser transformada em órgãos oficiosos e se os donos da comunicação social forem donos de empresas que podem ganhar com compras das autarquias é fácil tê-los do lado do poder. Ninguém vê almoçaradas do primeiro-ministro com donos de jornais ou com gente com poder, mas numa autarquia isso pode ser tão comum que já ninguém repara.

Um pequeno concelho em vez de uma escola de democracia pode parecer-se com um pequeno quintal da Coreia ou numa das terras retratadas nas telenovelas, com coronéis e jagunços.