A INFINITA BONDADE E PACIÊNCIA DESSES SENHORES DO FAM



Há pouco tempo, no passado mês de abril, a nossa estimada autarca fez publicar aquele que foi o mais hilariante comunicado produzido por uma autarquia portuguesa, fazendo lembrar a famosa lenda que conta quando Egas Moniz foi pedir desculpa ao reino de Castela Afonso VII, pedia desculpa porque alguém na terra teria retirado declarações por si produzidas do contexto em que foram proferidas.

Mas mais hilariante do que a publicação do comunicado é o fato de o mesmo ter desaparecido milagrosamente do site. Foi humilhante e provavelmente correspondia a alguma exigência que lhe foi feita, cumprindo o sacrifício fizeram desaparecer a humilhação, onde se recorria à mentira para pedir desculpa ao FAM, na figura do presidente da sua direção executiva. Mais ridículo não se podia ser, mentia-se desmentindo o que se tinha dito e ao mesmo tempo pedia-se desculpa. Compreende-se que tal nódoa tenha sido eliminada do site... 

Esta foi uma das várias anedotas que constam do já longo anedotário autárquico da “agora é São”, mas serve para mostrar que não foi o Largo da Forca o primeiro a questionar a isenção “desses senhores do FAM”, tal coragem devemos à presidente da autarquia, que em plena reunião do executivo camarário ficou sem papas na língua e disse para quem a quis ouvir que:

“Relativamente a esta questão da SGU e do FAM, na semana passada estivemos lá, pedimos novamente a estes senhores que se deslocassem cá,  estão a ter uma grande pressão do PS para não nos ajudar, é importante também ouvirem isto, o governo está a ter uma grande pressão sobre estes senhores para que não nos seja facilitada a ajuda (...)” [Podcast da reunião de 2/04 minuto 35]

Isto é, na sequência de uma reunião em Lisboa, no FAM, a presidente da autarquia declara que os senhores do FAM estão a ser alvo de uma grande pressão do governo do PS para não ajudar o concelho e até pede aos vereadores do PS para intercederem em favor da terra. Apesar do pedido de desculpas a autarca nunca desmentiu estas declarações, disse que tinham sido retiradas do contexto, o que é mentira, mas não as renegou nem pediu desculpa por esta palavras. Destas palavras depreende-se que na reunião esses senhores disseram-lhe ou deram a entender que o governo os estava a pressionar para não ajudarem VRSA, ainda que nesta altura só deus sabe o que se pode entender por ajudar a autarquia, já que o FAM está longe de ser a Mão Amiga de autarcas irresponsáveis.

Essa reunião em Lisboa a que se refere a autarca sucedeu na semana de 25 a 29 de Março. Ora, como o último relatório do FAM foi sancionado pelo pessoal que veio dos gabinetes do governo do PSD a 5 de abril isso significa que no dia em que a autarca esteve reunida já o relatório estava mais do que elaborado e aprovado e o mais provável é que essa reunião possa ter servido para lhe dar conhecimento das conclusões. A autarca está reunida com o FAM entre 25 e 20 de março, faz as referidas declarações numa reunião do executivo camarário no dia 2 de abril e o relatório é assinado em 3 de maio! Ninguém acredita que o relatório tenha sido produzido no mês que antecedeu a sua assinatura....

Tudo parece uma encenação de falsos arrufos de namorados e por pouco os vereadores do PS muito condoídos com o sofrimento da autarca não correram a Lisboa para implorar junto de António Costa que desse instruções aos boys do PSD do FAM que ajudassem a nossa pobre terrinha, tão massacrada pelos seus poderosos inimigos! Enfim, teriam, feito aquilo a que se chama uma linda figura de ursos, a esta hora ainda os Ciprianos e os senhores do FAM estariam a rir à gargalhada.

A encenação só não correu da melhor forma porque a autarca é um bocado “destravada” quando fala e exagerou na dose, esquecendo-se que estava tudo a ser gravado. Depois foi o que vimos, mais uma encenação de um pedido de desculpas, feito e prontamente eliminado no site, para que nada conste.

Se o Município não estivesse arruinado e muito mais arruinado neste momento do que estava antes da preciosa ajuda desses senhores do FAM, tudo isto seria divertido. Mas ao vermos que estão destruindo a nossa terra temos de concluir que nada tem de divertido, antes p+elo contrário,tudo isto é miserável e sórdido.

A verdade é que  presidente da autarquia disse preto no branco e na sequência de uma reunião com esses senhores do FAM que eles estavam a ser pressionados pelo governo para não ajudarem VRSA. É uma acusação grave ao governo e sugere uma total falta de lealdade por parte dos responsáveis do FAM em relação à tutela. Piro ainda, se disseram ou sugeriram tal coiusa à autarca já deviam ter sido demitidos, senão mesmo processados junto da justiça.

A verdade é que nem "esses senhores do FAM" vieram a público desmentir a autarca, nem esta desmentiu o que tinha declarado publicamente e que por falta de contestação por parte dos visados somos levados a acreditar que desta vez a autarca estava dizendo a verdade.

Quando é que "esses senhores do FAM" pedem a demissão ou são demitidos?