EXPLICAÇÃO ATABALHOADA



Depois de muitos meses com as obras paradas e de recusas sistemáticas em explicar as razões para que a paisagem de Monte Gordo fossem tapumes escaqueirados e árvores abandonadas, a presidente da autarquia deu, finalmente, uma explicação. A culpa foi toda da APA Faro que deu pareceres contraditórios.

Vejamos o que declarou a presidente da autarquia na reunião do executivo camarário do passado dia 28 de maio:

Porque nós íamos avançar com esta requalificação e foi o precisamente o PS que deu origem  uma queixa contra esta requalificação de Monte Gordo, que fez parar tudo aquilo e que precisamente estamos agora em tribunal com o Estado por uma indemnização que devemos ter que haver e portanto está em tribunal de cerca de 3 milhões de euros. Isto inviabilizou o hotel, inviabilizou os quiosques, inviabilizou os restaurantes e portanto a partir daqui inviabilizou toda a requalificação de Monte Gordo. Como vos disse havia um parecer positivo da APA e posterirmente há um mesmo parecer, há um parecer, um novo parecer após o concurso público, já disse aqui várias vezes, um concurso público, adjudicação à empresa, há um novo parecer da mesma entidade negativo, o que fez parar tudo isto e o que fez parar toda a requalificação da frente de Monte Gordo. Assim sendo avançámos com a obra de infraestruturas que foi a Maj?? do qual o senhor vereador pergunta se podemos construir lá ou requalificar os jardins, podemos porque a Maj?? após a execução das infraestruturas que eram necessárias para ... estou a dar-lhe sono senhor vereador? não, está a tentar ouvir ... portanto, as obras que estão a ser feitas, houve necessidade de fazer obras para as infraestruturações dos apoios de praia, de todos os apoios de praia, de 18 apoios de praia que estão lá colocados, de gás, luz, e ainda a água para evitar as fossas que havia antigamente no meio das areias e que por serem porosas iria criar mais poluição, portando, avançámos com essa obra, parou, o empreiteiro já deixou a obra, pelo que nós podemos avançar com a requalificação" [Podcast da reunião de 28-05-2019 minuto 39]

Já percebemos que a APA de Faro tem as costas largas e aparentemente disponíveis para carregar paciente e silenciosamente com todas as responsabilidades. Já tinha sucedido com a Praia dos Três Pauzinhos e sucede agora com a marginal de monte Gordo. Esperemos que um dia destes o ministro do Ambiente mande fazer uma auditoria do que se passou na APA Faro para que sejam apuradas todas as responsabilidades.

A explicação é atabalhoada pois explica-se o início das obras ditas de requalificação com o fim das infraestruturas dos apoios de praia, apoios que já funcionaram no ano passado, quase um ano antes do início das obras do jardim que só ocorreu no passado dia 20 de maio!

Mas misturam-se processos diferentes, o da venda abusiva a uma empresa hoteleira de terrenos que não pertenciam ao município e a construção de quiosques e restaurantes em alvenaria, quando se sabia que a alvenaria não era ali admitida. Se assim não fosse qual foi o argumento usado para a demolição dos velhinhos balneários,u edifício típico que devia ter sobrevivido a esta voragem falsamente modernaça?

Desafiamos a presidente da autarquia para colocar todo o dossier da marginal de Monte Gordo, incluindo os pareceres da APA Faro e as trocas de correspondência entre esta e o município, para que so munícipes tenham a oportunidade de conhecer a verdade e apurar as responsabilidades.



PS:

Ao ouvirmos a última sessão de câmara chegámos à conclusão que o vereador Matacão está para Camões como a São Cabrita está para o Zé Cabra. O discurso oral  do vereador é escorreito, respeitador da gramática da língua portuguesa, falando com pausas, com elegância e um respeito intocável pelos vereadores da oposição. A presidente da autarquia teria muito a ganhar se pedisse ao seu vereador e braço direito para lhe dar umas lições de oralidade, de gramática e, já agora, de educação. Percebemos que alguém que é presidente e tem habilitações universitárias se sinta um pouco ofendida por lhe sugerirem que aprenda com um “subordinado” sem grandes habilitações literárias. Mas estamos a ser sinceros, a presidente ganharia muito se seguisse o nosso conselho.

Sugerimos que se ouça a intervenção do vereador Matacão na reunião acima referida [minuto 39 do Podcast] e se compare com qualquer uma das intervenções da presidente da autarquia, Dra. Conceição Cabrita.

parece que a sua preocupação em relação Às fossas só se refere a Monte Gordo, já que em relação aos Três Pauzinhos informou que o apoio ali de praia vai funcionar com recurso a uma fossa.