UM "ORLANDINO" NO SAPATO DA SÃO



A demência política em Vila Real de Santo António parece ter chegado ao ponto de terem pensado que a lei e a Constituição paravam na ponte da Barquinha. A ideia de que pagando milhões ao escritório do Morais Sarmento eram infalíveis na barra dos tribunais criou nalgumas pessoas a sensação de invencibilidade, senão mesmo de alguma impunidade, para não referir o medo que um processo conduzido por esse homenzinho assustador metia a muitos cidadãos da terra, aconselhando-os a andar de bico calado.

Só que o dinheiro para honorários milionários do Morais Sarmento acabou e nem o pessoal do FAM vindo dos gabinetes de Passos Coelho serve de grande ajuda, Além disso a influência política do pequeno vice-presidente do PSD já teve melhores dias pois o PSD não está nos seus melhores dias. É por isso que agora tudo começa a correr mal, como ao compadre que foi andar num aviões de acrobacias e que explicou que sabia o que ia fazer quando subisse ou descesse, só não sabia que no fim o avião ia dar uma volta e a caca lhe cairia em cima da cabeça.

Incitem em não cumprir uma decisão de um tribunal que há muito transitou em julgado, parece não perceberem que além do muito que pagam em honorários vão ter de desembolsar centenas de milhares de euros na indemnização que não para de aumentar cada vez que é adicionado um vencimento, mais os pesados juros de mora. O Estado está a pagar ordenados a peso de ouro sem contar com a contraprestação em trabalho, porque uma autarca gere uma instituição pública como se fosse a mercearia do Cipriano. Além de delapidar o dinheiro de uma autarquia arruinada, ainda insiste numa situação que pode acabar muito mal, com uma perda do mandato senão mesmo com um pedido de indemnização ao Estado.

Mas, a crer no que terão sido os argumento usados em sessão de câmara, parece que há uma divergência que impede a reintegração, o Dr. Orlandino Rosa terá trabalhado e há quem defenda que os que ganhou deve ser descontado da indemnização determinada pelo tribunal. Bem, é provável que depois encontrem outra divergência ao defenderem que esse calculo também deve ser majorado por juros. Argumento peregrino, desde logo porque uma coisa é a ordem de reintegração e a outra é o montante da indemnização, por outro lado, com este argumento poder-se-ia chegar ao absurdo de depois de despedido e de tudo o que enfrentou, o funcionário ainda poderia ter de indemnizar a CM. Tudo porque teve de trabalhar para comer depois de ilegalmente despedido da autarquia! Isto já não é não ter noção do ridículo, é demência política.

A verdade é que vão ter de reintegrar o funcionário e terão de lhe pagar o que tribunal determinou e como se têm recusado a fazê-lo ainda se arriscam a ter sérios problemas. Agora vamos ver onde é que vão arranjar dinheiro para pagar mais do que estão gastando com o jardim de Monte Gordo que destruiram. Como não vai ser o Fundo do Jogo a pagar e nem estamos a ver o Mendes ou algum comerciante bem sucedido da Teófilo Braga a promover um peditório, veremos onde vão arranjar o dinheiro.

Será que a dívida ao Dr. Orlandino Rosa está  contabilizada como tal ou daqui a um ano vamos ler um relatório do FAM a dizer que todos foram apanhados de surpresa, que a autarca está fazendo um excelente trabalho e por isso está perdoada? Achamos que alguém devia encontrar, algures numa casa velha da autarquia, uma receita destes doces locais chamados Orlandinos e mandar uma caixinha deles a esses senhores do FAM.

PS: Sabem quem são estes dois?



Bem, o rapazola da esquerda ainda que seja cada vez menos famoso toda a gente conhece, até porque em tempos, quando por aqui mandava o cantor das botinhas brancas prestou uns serviços à autarquia. A pequena é uma tal Dina Vieira, que na época era apresentada na comunicação social como namorada do líder da Aliança.

Pois, para os que estão esquecidos e podem pensar que vamos ter uma seção dedicada às Santanetes desiludam-se, esta senhora também merece uma caixinha dos novos bolinhos de VRSA, os "Orladinos", já que foi a então funcionária da autarquia de Santarém que o cantor das botinhas brancas foi buscar para instruir o processo disciplinar contra o Dr. Orlandino Rosa. [Jornal Público]

Isto é, a instrutora do processo contra o Dr. Orlandino Rosa foi a namorada do Santana Lopes, que foi colaborador do cantor das botinhas brancas e que depois a teve como vereadora da CM de Lisboa! Era mesmo difícil arranjar alguém mais isento para despedir um funcionário e de certeza que o cantor das botinhas brancas foi apanhado de surpresa com a proposta de aposentação compulsiva feita por esta bela Santanete.

Não sabemos se a senhor tem meninos do Santana Lopes, que agora seriam conhecidos como Aliancinhas, mas não queremos deixar de lhe desejar as maiores felicidade e dizer-lhe que não se esqueça de voltar a aparecer por estas bandas. Até pode ser que o bar dos Très Pauzinhos já esteja aberto e possa ir beber uns copos. Se tal não for possível, então que vá fumar um charuto ao salão de fumo do Grand House, no edifício da Alfândega.

É uma pena que não exista um mecanismo na lei que a responsabilize pelos danos que provocaram às contas do concelho.