CARTA ABERTA A RUI RIO



Para um líder do PSD um concelho como o de VRSA não é mais do quem um pequeno concelho no mapa autárquico do partido. Calculamos que para Rui Rio pouco importará saber como é que os concelhos geridos por militantes do seu partido, o que importa é que contam para as estatísticas. 

Mas os concelhos são muito mais do que meras estatísticas e no caso de VRSA a forma como tem sido gerido deveria envergonhar o líder do PSD, até porque tem sido neste concelho onde o seu vice-presidente Nuno Morais Sarmento tem vindo buscar receitas de milhões de euros para o seu escritório de advogados. Se fosse um grande concelho, rico e bem gerido seria um escândalo, mas o que dizer de um pequeno concelho, arruinado, sem dinheiro para pagar as contas da luz da piscina municipal?

É um concelho Gerido pelo PSD, intervencionado pelo FAM em cuja comissão executiva está gente do PSD, até muito recentemente pagava uma avença generosa ao líder distrital do PSD e onde o negócio das águas foi vendida a um grupo empresarial de um antigo dirigente do PSD e onde Passos Coelho, antecessor de Rui Rio, trabalhou muitos anos. Este concelho arruinado não é um concelho qualquer, é um concelho inteiramente entregue ao PSD e foi gente do PSD que o levou a um estado financeiro absurdo.

Será este o modelo de gestão que Rui Rio defende para os outros concelhos que gere ou pretende gerir, é este o modelo de gestão financeira que defende para o governo se vier a ser eleito primeiro-ministro? 

Acha aceitável que um concelho arruinado contrate Morais Sarmento a peso de ouro para que venha a VRSA participar em perseguições judiciais a adversários políticos por declarações sem qualquer gravidade feitas numa campanha eleitoral?

Acha aceitável que um concelho com um  orçamento anual da ordem dos trinta milhões tenha mais de 200 milhões de euros em dívidas?

Acha bem que uma autarquia se recuse a reintegrar um funcionário meses depois de esgotados os recursos judiciais, ignorando os acórdãos de tribunais superiores?

Acha bem que se cometam irregularidades de grande gravidade na aplicação de fundos comunitários?

Acha bem que uma autarca promova a construção de edificações ilegais, destruindo a imagem de uma das nossas mais importantes estâncias balneares, para depois seja obrigada a demolir, deitando dinheiro à rua no concelho mais arruinado do país.

Dr, Rui Rio, a situação em Vila Real de Santo António é demasiado grave para que o PSD continue a ignorar o que se passa, mesmo sabendo-se que somos um pequeno concelho. A situação é tão grave que mais dia menos dia terão de ser os responsáveis regionais e nacionais do PSD a responder por aquilo que têm  permitido. Aliás, o envolvimento de Morais Sarmento impede o presidente do PSD de ignorar as suas responsabilidades p+elo que se passa e possa vir a ocorrer no concelho de Vila Real de Santo António.