A LEALDADE SEGUNDO A SÃO


Como a imagem documenta era o Luís que fazia tudo sozinho...👀👀👀👀
O Luís era uma espécie de Sócrates e a São tal qual o Costa 😂😂

Acusada de co-responsabilidade na gestão de Luís Gomes a herdeira política deste e atual autarca respondeu de uma forma interessante, que merece uma leitura cuidada:

"Dizer-lhe que no governo PS, será que o agora primeiro-ministro, o Costa, saberia tudo o que o engenheiro Sócrates fazia? Será que seguiu os mesmos passos quando se tornou primeiro-ministro, quando, quando o eng. Sócrates pois aconteceu-lhe toda aquela situação e está naquela teia que, não sei quem é que terá razão, mas vamos ver... Será que o Costa também não, será que o Costa agiu da mesma maneira que o eng. Sócrates, isto é uma pergunta que lhe deixo, não vale a pena responder mais nada.” ]Podcast minuto 19]

A comparação nada tem que ver com uma sucessão no cargo, já que quem sucedeu a Sócrates foi Pedro Passos Coelho e não “o Costa” como a autarca ser refere de forma grosseira e pouco digna de um presidente de uma CM falando numa sessão pública de um órgão autárquico. Antómio Costa não sucedeu a José Sócrates, da mesma forma que este não escolheu Costa para lhe suceder no governo ou mesmo no PS.

Mas não era a questão da sucessão que motivou esta comparação, A autarca assumiu-se na posição de Costa para dizer que da mesma forma que este não “agiu da mesma maneira que o eng. Sócrates” também ela não age da mesma forma que terá agido Luís Gomes. E de que forma acha a autarca que o eng. Sócrates terá agido e que Costa não age, da mesma forma que ela não copia o Luís Gomes?

A resposta tinha a própria autarca dado ao questionar o vereador da oposição “Será que seguiu os mesmos passos quando se tornou primeiro-ministro, quando, quando o eng. Sócrates pois aconteceu-lhe toda aquela situação e está naquela teia que, não sei quem é que terá razão, mas vamos ver...” Isto é, o que Costa não seguiu foi a tal teia.

Por outras palavras, a autarca invoca uma personalidade e eventuais crimes para dizer que da mesma forma que “o Costa” não segue um sucessor acusado de estar envolvido em teias, também ela não segue o Luís Gomes.

Não sabemos o que terá pensado Luís Gomes ao ouvir estas palavras, depois de algumas coisas que tem lido n Facebook de familiares da autarca e das entrevistas mais recentes que têm sido dadas, é pouco provável que não tenha ficado muito surpreendido. Não deve ter sido muito agradável sentir-se atirado para esta comparação por alguém que ele próprio inventou enquanto política.

Independentemente do que possamos pensar das duas personagens, numa coisa estamos certos, não somos apreciadores do modelo de lealdade da presidente da autarquia. Um dia talves se possa perceber quantas das decisões do executivo camarário tiveram a assinatura da São  Cabrita.