SAUDAÇÕES VILA-REALENSES



"Olá camarada, este largo da força ou largo furta, está a esticar-se muito, isto já é uma vergonha, o que estão a fazer com o Apolinário, sabemos quem está por detrás do anonimato é um cobarde, um patife, da pior espécie. saudaçôes socialistas”

Felizmente já estamos tão habituados a ameaças, ofensas, bufarias vindas dos mais variados quadrantes que posições como estas já não nos incomodam. Também nada nos surpreende em VRSA, 12 anos de Luís Gomes deixou os partidos da oposição muito pobres pois, quer porque parece ter havido uma longa noite onde imperava o medo, quer porque com tanta gente a ser comprada pela imensa dívida criada pelo poder só não se bandearam os que tinham princípios e os que o Luís Gomes não quis comprar.

Mensagens como estas merecem uma reflexão, a começar pelas críticas, pelo vistos tão dolorosas para alguns altos responsáveis políticos locais, que aqui foram dirigidas a José Apolinário.

É mentira que José Apolinário foi nomeado para presidir à DOCAPESCA por Passos Coelho? É mentira que em Portugal este tipo de cargos costumam trazer água na boca? É mentira que PS nacional, muito provavelmente influenciado por quem planeou a campanha autárquica no Algarve, esteve em força em Castro Marim e em Tavira no mesmo dia e ignoraram o candidato António Murta, alguém que até há poucos dias era defendido de forma encarniçada pelo autor destas belas palavras? É mentira que tanto a Ana Paula Vitorino como o José Apolinário estão fartos de virem a VRSA em viagens da treta que só se podem explicar pelo apoio subtil a Luís Gomes e â São? É mentira que a ministra abichou várias dezenas de milhares de euros em estudos da treta encomendados pelo Luís Gomes? É mentira que com o José Apolinário à frente da DOCAPESCA nasceu o grandioso projeto na Muralha que envolvia uma empresa apanhada nas malhas dos Panamá Papers?

Aqui no Largo não há ninguém envolvido em apoiar filhas, primas, amigos ou conhecidos e à frente das opções político-partidárias está Vila Real de Santo António? Não nos cabe ajudar os do Murta contra os do Araújo, os da São contra os do Luís, os do Leal contra os da Celeste, os da direita contra os da esquerda. Estamos do lado dos que estão por VRSA contra os que destruirão e querem continuar a destruir a nossa terra.

Não nos motiva o ordenado de vereador, as mordomias ou o cartão Visa do cargo, não queremos subir na vida à custa dos nossos concidadãos e por isso nos temos abstido de atacar quem é oposição. Mas à medida que se começa a sentir o “cheiro a palha” sentem-se as motivações e a luta por um lugar à frente tem justificado tudo.

Mensagens como estas ajudam-nos a perceber como é que gente sem grandes qualidades derrotou os partidos da oposição, mesmo tendo reduzido o PSD local à expressão mínima. A verdade é que do lado da oposição sente-se uma grande necessidade de gente capaz e competente, que se norteia por valores, que não luta de forma desleal nas redes sociais ao ponto de usarem o LdF para peixeradas públicas de baixo nível, obrigando a juntá-los aos do poder na lista dos banidos. Não vamos tornar públicas as mensagens que recebemos de alguns artistas, porque mantemos o princípio da segurança total por parte de quem nos partilha as suas preocupações. Princípios são princípios e a ética não é apenas republicana nem um instrumento de retórica balofa.

Estamos do lados dos que  querem servir VRSA, para os que querem servir-se já nos basta os do Luís Gomes. Temos uma opinião bem definida acerca dos opositores ao regime, conhecemos as suas motivações, sabemos do trabalho que fazem ou que s esquecem de fazer, conhecemos a forma como interagem e fazem alianças, conhecemos a competência de cada um. Mas abstemo-nos de qualquer posição sobre os agentes da política local enquanto tal possa ajudar os do poder.

Saudações vila-realenses, para todos os que independentemente do quadrante político colocam os interesses da terra à frente dos do clã ou da família.