A OPOSIÇÃO QUE TEMOS OU QUE NÃO TEMOS




Não deixa de ser curioso que à medida que alguns têm a perceção de que os Ciprianos e os Gomes estão em queda começa a sentir-se alguma agitação nos meios da oposição. O problema é que em vez de fazerem oposição aos que ainda estão e poderão ficar no poder, optam por fazer oposição à oposição, pensam que lhes fizeram a parte mais difícil e ansiosos por ficarem com as vantagens materiais oferecidas por cargos públicos ou por ambições partidárias até se dispõem a fazer de informadores do regime, como já pudemos constatar por posts nas redes sociais e através de mensagens enviadas para grupos partidários.

Isto serve para perceber como foi fácil ao Luís e à São vencer quatro eleições seguidas, sendo motivo para recear que ganhem mais umas pois contra certa gente não é necessária muita capacidade para os arrasar, pensam mal, falam ainda pior e no momento de mostrarem, o que são revelam-se iguais aos que lá estão. Não ´+e nada de novo, a história recente de VRSA tem sido uma história de gente a bandear-se para o lado que mais lhe paga, de oportunismo, de criação de uma elite enriquecida no meio de tanta miséria, graças ao acesso fácil aos dinheiros públicos.

É uma história de perversão, de jogos de, alianças estranhas, onde o dinheiro deu para tudo, para muitas viagens, para instalar em VRSA gente da secreta de um país estrangeiro. Por aqui nuca se sabe quem se vai bandear, de que lado vão estar alguns ilustres deputados. Jantam juntos, recitam poemas juntos e de vez em quando entram em conflito. Há gente boa e incompetente mas também há na oposição muito boa gente que era melhor que estivesse do outro lado. Onde encontram comportamentos e valores mais consentâneos com os seus.

Para recuperar do buraco financeiro em que se encontra, um buraco tão grande que pode conduzir ao colapso do município enquanto tal e à perda de importância e atividade económica vai ser necessária competência, inteligência e coragem. O município está impedido de recorrer a fundos comunitários ou nacionais que impliquem comparticipações financeiras, viu a sua empresa municipal falir, não tem dinheiro para o desempenho de todas as suas atribuições, afugenta visitantes com falta de higiene e taxas oportunistas no estacionamento ou dormidas, como se tivessem instalado uma portagem na sua fronteira, afugenta investidores com licenciamentos caros.

E por mais poderes ocultos que o Gomes sugere ter ou que outros possam prometer a verdade é que esta situação não se vai recuperar de forma fácil. Pior ainda, é bem provável que seja ainda pior do que aquilo que jã se conhece pois os buracos ocultos não param de surgir. Há muitas dívidas que parecem estar escondidas por truques, a CM deve a toda a agente, desde centenas de milhares ao Náutico a milhões às águas, até a um advogado que despediram de forma ilegal já devem quase meio milhão e insistem em aumentar a dívida ao ritmo de juros de mora, mesmo correndo o riscop de sofrer as consequências por desobedecerem a decisões judiciais.

Em VRSA os deuses estão tão louco como alguns políticos da oposição ou tão parvos como alguns da oposição. Isto soe se resolve com gente honesta, rigorosa, competente, leal com o concelho e que querem os cargos para servirem o concelho e não para acederem ao pouco dinheiro que nos resta. Isto não vai lá com magos, é uma nódoas que não se limpa com falsos glutões já nos bastam aqueles que nos enterraram financeiramente.Os nossos glutões parece gostarem mais de dinheiro do que comer nódoas.