COMÍCIO CANTADO



Todos sabemos que o Luís Gomes, agora conhecido por Luíz Gomez, deixou a autarquia nas mãos da incompetente São Cabrita a título de consignação. Passados quatro anos os contadores ficariam a zero, muito seria esquecido e com as contas do município minimamente saneadas o salvador do concelho poderia gastar mais uns milhões em grandiosas obras, como aquelas que nos deixou para a posterioridade.

Ao que parece os Ciprianos, agora com toda a família instalada e com estatuto de família real, não se estão pelos ajustes e desde facadas em privado que chegaram ao nosso conhecimento, a facadas em público tudo parece tentarem para fazer ao antecessor o que a oposição não fez numa dúzia de anos, despachá-lo definitivamente. Agora que o mano da senhora além de muitas toneladas e comes e bebes. tem também o rei na barriga, quem é que os convence a descer do trono?

Ultimamente têm-se multiplicado os sinais de que o cantor das botas brancas quer mesmo reivindicar o que considera ser seu e chegam-nos muitas mensagens de que já anda a preparar o regresso. Não admira que um tal Mendez, homem enriquecido com muitas adjudicações diretas venha promover a presença do cantor numa festarola dedicada à juventude, em Monte Gordo.

Consta que as cantarolices de música pimba cantadas com espanholês com sotaque da Brandoa vão ser um teste à popularidade do rapazola. Digamos que é uma espécie de festa do Avante à moda do Mendez e se não fosse o fato de o homem da secreta cubana que se suicidou em Aiamonte, até poderíamos ter uma barraquinha a título de “Cidade Internacional”, como o homicida  a representar os charutos de que o mano da senhor tanto gosta, aliás, aquilo ali para os lados da Manta Rota já parece a chaminé do Zé Rita, tantas são as caixas de charutos oferecidas que por ali são queimadas, algo que muito  nos agrada pois talvez rebente com tanta comida e fumo.

Já no ano passado o cantor das botinhas brancas aproveitou a mesma festarola para fazer um comício, levando os jovens às lágrimas, porque estavam a usar a sua vida privada, isso porque o compararam com a rainha de Inglaterra, que em tempos se queixou de ter um ano terrível. Mas como em Cuba não se aprende latim o homem ficou muito ofendida com a versão em latim do termo “ano horrível”. Veremos que choradinho nos reserva o comício deste ano.

Será que o chefe dos confrades vai estar presente tendo em consideração que o cantor das botinhas brancas lhe deu esse estatuto e que está em palco um membro honorário da confraria? Talvez dos seus charutos cubanos saísse fumo branco para a candidatura do cantor político, uma bênção dos Ciprianos.