UM PADRÃO DE (FALTA DE) EDUCAÇÃO





Todos sabemos que as avenças são formas encapotadas de emprego e se no caso de um especialista se pode imaginar que a avença é paga a troco de pareceres,  já no caso de um mero recém-licenciado em relações públicas não fará muito sentido imaginar que emite pareceres ou dá consultas. Também nada impede que alguém que mantém uma avença tenha um segundo emprego.

Mas todos sabemos que tanto na autarquia como na SGU os nossos autarcas meteram os seus comissários políticos. No caso da SGU há muito que a presidente da CM ignora sucessivos pedidos para que apresente a lista dos avençados e a discriminações das funções que exercem. Na autarquia sabe-se dos contratos, mas depois é o silêncio total. 

Acontece que o avençado Tiago decidiu anunciar o último dia do verão na discoteca onde parece estar trabalhando como relações públicas. Nada temos contra isso, da mesma forma que não nos interessa saber se já devolver ao Fafe o computador Mac e o estabilizados com que ficou ou terá ficado abusivamente desde os tempos da campanha eleitoral. Achamos que faz bem em publicitar o negócio de quem lhe paga, apenas achamos que está a mais na autarquia, até porque já nem passam as conversas da presidente na rádio do Mendes, programa onde ia orientando a autarca como pequenos aplausos.

Mas o mais divertido da situação é que numa página onde o suposto relações públicas de uma discoteca anuncia a atividade do espaço aparece a presidente da autarquia a comentar de forma estranha, já que diz "Boa Tiago! Excelente! Os cães ladram e a caravana passa". Isto é, a autarca entendeu o momento publicitário do relações públicas da discoteca como críticas que aqui lhe são dirigidas e não conteve a sua alegria.

Não nos surpreende a falta de educação da autarca já que há muito que percebemos que o comportamento do irmão obedece a um padrão familiar e quanto à falta de inteligência política há muito que se percebeu que sem o Luís Gomes a sucessora não parece ter cabeça para pensar, tantos são os disparates que faz. O que nos surpreende é ver uma autarca a baixar o nível desta forma referindo-se expressamente a cidadãos que a criticam como caos.

Mas a que caravana se refere a presidente da autarquia? À caravana da ruína financeira em que tem a autarquia e onde é a personagem com mais anos de responsabilidade? Aos indícios de crime cometidos na autarquia? À falência da SGU? A uma terra com problemas graves como infestações, falta de higiene e lixo por todo o lado? A autarca tem razão, esta caravana miserável ainda consegue andar, mas tudo faremos para que lhe caia uma roda.


Certo dia o Prof. Sousa Franco referiu-se ao então colega no governo de Guterres como tendo linguagem de cavador. O que diria o falecido professor da linguagem da nossa autarca? No mínimo teria de dizer que tem linguagem de taberna.