O REI MIDAS DO BAIXO GUADIANA



Consta que um pouco conhecido cantor cubano-algarvio com  sotaque hispânico da Brandoa anda por aí fazendo constar que pretende regressar à liderança dos destinos do concelho que deixou arruinado. Dizem os seus defensores que a culpada de todos os males é a São e que com o conhecido cantor das botinhas brancas tudo se resolveria, pois o homem é uma espécie de Rei Midas do Baixo Guadiana, basta ir a uma cerimónia iniciática com as suas vestes de confrade honorário na companhia do grão mestre do atum enlatado, num lava-pés no Guadiana, para que a água do rio logo se transforme em ouro.

Compreende-se a crença dos seus devotos, durante uma década tudo o que o rapaz tocava se transformava logo em dinheiro, só pagava a água quem queria, havia dinheiro em barda para a manitas dos amigos, empregos generosos na SGU, encomendas atrás de encomendas à Rádio Mendes. Era dinheiro por todo lado, festas e festarolas a toda a hora, um fartote que nunca mais acabaria.

Mas a verdade é que acabou, gastou o que tinha e o que não tinha, endividou o município até aos limites do inimaginável. Agora ainda têm lata de sugerir que com o Rei Midas do Baixo Guadiana o dinheiro iria jorrar. Um fenómeno estranho que só sucede na nossa terra, nas outras os autarcas são cuidadosos, gerem o dinheiro com rigor, esticam-no o mais possível. Mas nós em VRSA somos um sortudo, temos um Chico esperto que consegue fazer o que nenhum outro município consegue, gastar dinheiro, hipotecar tudo, ficar insolvente e ainda dizerem eu com o rapazola voltaria a haver dinheiro com fartura.

Mas é bom recordar que o cantor das botinhas brancas ainda é o presidente da Comissão Política do PSD de VRSA e se tem soluções tão milagrosas porque não ajuda a sua São? Se tem as mais altas responsabilidades locais no PSD porque não dá a cara pelo seu partido e pelos seus autarcas? Porque nunca assistiu a uma reunião da Assembleia Municipal ou da Sessão de Câmara?

Como é que o PSD do Luís Gomes, da São, do Carlos Barros, do Pires e de mais alguns explicam o desaparecimento do seu principal líder, que é incapaz de dar a mais pequena ajuda à "agora é São"?