APARECE, Ó SENHOR DOS ZÊS




Qual a estratégia de uma empresa de comunicação que promove um futuro candidato a autarca? EM condições normais arranjaria uma forma de ele aparecer, mas se há temas incómodos o melhor é fazê-lo sem assumir a candidatura, apenas para promover a popularidade.

É óbvio que o Luís Gomes, perdão, o agora espanholado Luiz Gomez não está interessado em dar a cara por uma candidatura. Em primeiro lugar o tempo joga a favor do esquecimento e das prescrições de eventuais irregularidades, em segundo lugar porque podem haver ainda problemas por resolver em consequência dos abusos do passado, em terceiro lugar porque não convém dar a cara por um concelho arruinado.

A São alinhou neste jogo do cubano cá do sítio e agora está a pagar um preço muito alto pela ambição, acaba por assumir as responsabilidades e consequências pelos abusos daquele com que colaborou intimamente e que a escolheu para assumir a presidência à consignação. A estratégia é no mínimo sinistra, promove-se uma rapariga ambiciosa para que esta corra todos os riscos, dê a cara por todos os buracos, arrume a a casa sob pena de ser fortemente penalizada pelo FAM, concretize os negócios duvidosos iniciados no mandato anterior.

Agora o homem da comunicação vai fazendo o seu trabalho, ataca a São que há dois anos ajudou a eleger, coloca mensagens no Facebook elogiando o grande autarca que transformou VRSA numa mistura da Venezuela com a Coreia do Norte, vai elogiando a personagem. De repente surgem boatos de que o senhor dos Zés vai voltar e que é certo que ganha. Testa a sua popularidade com uma cantarolice promovida pelo incondicional Mendes e trava uma luta com a São com mensagens e contra mensagens de mobilização dos velhos apoiantes que agora dependem da bondade dos Ciprianos.

O tal senhor que foi à rádio do Mendes atacar o Largo da Forca com o velho argumento do anonimato faz agora um jogo muito pouco transparente, promovendo uma candidatura sem ter de dar a cara pelo estado em que deixou o concelho. Isto é, no mínimo, uma estratégia de comunicação sinistra e velhaca, mas é para isto que servem os especialistas em comunicação, para ajudar os fracos a ganhar.

Ele que venha, veremos se desta vez tem a mesma sorte. Parece que está sendo bem sucedido na sua carreira musical pois certamente não foi o vencimento de autarca que lhe proporcionou os sinais de riqueza que exibe. Ele que venha e traga ao concelho o sucesso financeiro que conseguiu pondo musica no Natura e berrando nas festas do Mendes. E que deus e o mago da comunicação o (nos) ajude porque desta vez até o Guadiana ficaria seco pois sem nada para vender ainda iria vender a água do rio.