É A ECONOMIA ESTÚPIDA! (ESTÚPIDO!)





A escolha de um bem ou serviço por parte do consumidor assenta numa avaliação em que se tem em consideração de um lado o preço e do outro a qualidade, é da ponderação da relação entre qualidade e preço que resulta uma escolha. Quando estamos perante um bem ou um serviço em que a amplitude da qualidade é reduzida a escolha resulta em grande parte do preço.

No caso particular do turismo há uma grande variedade na oferta tanto no que respeita ao preço como à qualidade. Há oferta de soluções de dormidas desde o campismo aos hotéis de luxo, o mesmo sucedendo em todos os serviços associados a esta atividade, com destaque para a alimentação onde se pode ir a uma hamburgueria ou a um hotel de luxo.

O perfil da oferta turística no nosso concelho nunca foi de um padrão de qualidade muito elevado, sendo o clima e a qualidade das praias a pesar favoravelmente a par de outros fatores. Por oposição ao excesso de ruído do barlavento a nossa região oferecia uma zona de descanso, higiene e boa alimentação a preços razoáveis.

Mas os novos senhores da terra decidiram destruir a imagem turística do concelho e a cereja em cima do bolo foi o concerto do nosso cantor das botinhas brancas, que fez o seu comício de abertura numa festarola do Mendes, com sarrabulho até às tantas, impedindo muitos dos turistas de dormir descansados. Esta falsa imagem de modernismo acabou por descambar em obras, num centro comercial a céu aberto de qualidade questionável.

A par de uma oferta de má qualidade temos as obras, o lixo por todo o lado, as baratas, as ratazanas e as pulgas. E como tudo isto tem o seu preço a nossa autarquia decidiu aumentar todas as taxas, cobrar uma taxa turística e permitir que uma empresa explore todos os que tenham um carro para estacionar, sem que tenha de pagar qualquer contrapartida ao concelho. O ridículo da situação chega ao ponto da ESSE beneficiar de novas regras de estacionamento à revelia do Código da Estrada, criadas pela autarquia para que esses senhores possam ganhar ainda mais dinheiro à custa o concelho otário!

Isto é, a autarquia tudo fez para reduzir a qualidade da oferta turística, promovendo as pragas, a falta de higiene e o barulho e, do outro lado da balança, aumentou os custos e, por conseguinte, o preço da oferta turística de forma brutal. Conclusão: estão matando a grande fonte de rendimento do concelho.

É caso para dizer: é a economia, estúpida! (ou estúpido!)