A escolha de um bem ou serviço por parte do consumidor assenta
numa avaliação em que se tem em consideração de um lado o preço e do outro a
qualidade, é da ponderação da relação entre qualidade e preço que resulta uma
escolha. Quando estamos perante um bem ou um serviço em que a amplitude da
qualidade é reduzida a escolha resulta em grande parte do preço.
No caso particular do turismo há uma grande variedade na
oferta tanto no que respeita ao preço como à qualidade. Há oferta de soluções
de dormidas desde o campismo aos hotéis de luxo, o mesmo sucedendo em todos os
serviços associados a esta atividade, com destaque para a alimentação onde se
pode ir a uma hamburgueria ou a um hotel de luxo.
O perfil da oferta turística no nosso concelho nunca foi de
um padrão de qualidade muito elevado, sendo o clima e a qualidade das praias a
pesar favoravelmente a par de outros fatores. Por oposição ao excesso de ruído
do barlavento a nossa região oferecia uma zona de descanso, higiene e boa
alimentação a preços razoáveis.
Mas os novos senhores da terra decidiram destruir a imagem turística
do concelho e a cereja em cima do bolo foi o concerto do nosso cantor das
botinhas brancas, que fez o seu comício de abertura numa festarola do Mendes,
com sarrabulho até às tantas, impedindo muitos dos turistas de dormir descansados.
Esta falsa imagem de modernismo acabou por descambar em obras, num centro
comercial a céu aberto de qualidade questionável.
A par de uma oferta de má qualidade temos as obras, o lixo
por todo o lado, as baratas, as ratazanas e as pulgas. E como tudo isto tem o
seu preço a nossa autarquia decidiu aumentar todas as taxas, cobrar uma taxa
turística e permitir que uma empresa explore todos os que tenham um carro para
estacionar, sem que tenha de pagar qualquer contrapartida ao concelho. O
ridículo da situação chega ao ponto da ESSE beneficiar de novas regras de
estacionamento à revelia do Código da Estrada, criadas pela autarquia para que esses
senhores possam ganhar ainda mais dinheiro à custa o concelho otário!
Isto é, a autarquia tudo fez para reduzir a qualidade da
oferta turística, promovendo as pragas, a falta de higiene e o barulho e, do
outro lado da balança, aumentou os custos e, por conseguinte, o preço da oferta
turística de forma brutal. Conclusão: estão matando a grande fonte de rendimento
do concelho.
É caso para dizer: é a economia, estúpida! (ou estúpido!)