ALIANÇA VELHA




A competência do clã Ciipriano é tanta e a situação do município é tal que depois do candidato promovido pelo Mendes na rádio do regime com  o patrocínio de outro empresário do regime surgem candidatos em todas as áreas políticas, como se já se estivesse em pré-campanha. Não admira que o cantor das botinhas brancas andes por aí a rondar de cantilena em cantilena.

Mas Luís Gomes, agora um pouco espanholado e conhecido por Luiz Gomez, começa a dar sinais de impaciência e multiplicam-se os sinais de que andam em pulgas para-a se candidatar, aliás, pulgas é coisa que dizem não faltar na terra e se não nos livrarmos da cipriana incompetência corremos um sério risco de sermos todas a andar em pulgas.

Mas o Luiz Gomez tem um problema sério, se em Castro Marim ajudou o Amaral a atirar o Estevens pela borda fora, é muito provável que os Ciprianos tenham aprendido com o seu criado a arte de bem tramar quem nos meteu no lugar e da mesma forma que o cantor tramou os Estevens em Castro Marim, agora seja o própria a provar da mesma receita em VRSA. E pela forma como os Ciprianos têm metido o cantor das botinhas brancas a cozer em lume brando é bem provável que o despachem.

O problema é que um lugar de presidente de CM para além de proporcionar um ordenado bem melhor do que os ganhos de cantor falhado, dá ainda direito a muitas mordomias pagas por uma autarquia, mesmo falida até à medula. É pouco provável que o Gomez se dê por vencido face aquele que alguém das suas relações de amizade designou por energúmeno, adjetivo que consideramos que falha apenas por defeito. A besta é bem +pior do que um energúmeno, isso é adjetivo demasiado dócil para tal besta quadrada.

Resta ao Gomez acolher-se junto de um velho amigo e assessor, um tal Santana Lopes cuja namorada foi há muitos anos contratada para instruir o processo disciplinar com que tentaram despachar o Orlandino. Isso significa que para se candidatar o Gomez não vai poder dizer “agora voltou a ser Gome”, terá de se acoitar no partido do Santana Lopes.

Com o pasteleiro dos seus aniversários a esquecer-se do seu brilhantismo e a bandear-se para a Cabrita e com as gomeznetes a dançar a música de mau gosto do Cabritão, ainda vamos voltar a ver as Santanetes a bandear o traseiro para animar as hostes do cantor das botinhas brancas.