A BASÓFIA DAS EMPRESA




Uma das bazófias preferidas da agora é São é a das empresas, de um lado está uma autarca modernaça que tudo faz para ajudar as empresas, do outro está uma oposição retrógrada que detestas as empresas. Ainda que o discurso das empresas esteja a ser afogado pela falta de recursos ou pela vantagem do silêncio, a verdade é que a agora é São gosta tanto das empresas que até as ajuda a tirar o escalpe aos vila-realenses.

Mas não são todas as empresas a beneficiar de tal amor autárquico, a maioria das empresas do concelho são esquecidas ou mesmo fortemente penalizadas por taxas cada vez mais altas em troco de nada. O expoente do amor empresarial da autarca é muito provavelmente a ESSE, para ajudar os donos desta empresa autorizou-os a explorar o estacionamento a troco de nada, passou a pagar-se por algo que estava pago e em troca a empresa nada deu. Aliás, terá dado umas borlas no estacionamento para os amigos do regime não pagarem nada.

Este amor à ESSE até parece ser irracional, aliás, como são quase todos os amores, e se Fernando Pessoa dizia que todas as cartas de amor são ridículas, o mesmo se pode dizer do contrato ou contratos com a ESSE, já que esta empresa parece decidir mudar as regras quando entende. Porque será que a autarca ama tanto a ESSE e cede a esta empresa ao ponto de correr sérios riscos de ter de enfrentar a justiça? Enfim, só deus saberá porque o negócio nada tem de lógico.

Mas não é apenas com a ESSE e mais alguns empresários locais que a agora é São espalha-a o seu amor pelas empresas. A empresa Ada recolha do lixo beneficiou de um aumento de 23% nas taxas cobradas juntamente com a conta da água e a empresa que passou a explorar as águas tem recorrido a todos os truques para aumentar as receitas de forma exponencial. Como os aumentos não bastaram recorre a truques para c obrar multas e ainda montaram um esquema para conseguirem cobrar duas contas num único mês.

Só não se entende como é que com tanto amor pelas empresas os empresários locais parece não se perderem de amores pelo regime, a não ser alguns trastes de todos conhecidos.